sábado, 30 de junho de 2018

“Por Elas”: quinteto mostra música regional e o poder das mulheres


A ideia de uma banda autoral composta só por mulheres veio da percussionista Alda Maria, piauiense de 20 anos, que uniu a proposta ao gosto pela musicalidade regional – do forró ao samba, percorrendo a MPB, maracatu e o coco. Assim nasceu a Por Elas, formada pelo quinteto Ana Larissa no vocal, Ana Carla na composição, Maria Luiza e Zarelly Souza nos arranjos e Alda Maria na percussão, cinco estudantes do curso de Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que misturam seus talentos aos ritmos brasileiros.

A primeira apresentação da banda aconteceu no último dia 13, dentro da programação do Cariri Criativo, feira mensal que ocorre na cidade do Crato. Com ótima recepção do público, decidiram levar o projeto à frente por também acreditarem na importância da visibilidade feminina no espaço musical da região do Cariri. O grupo está em fase de composição e no momento, conta com um repertório variado com canções de grande sucesso no cenário brasileiro.

O setlist tocado na feira do Cariri Criativo teve músicas de artistas como Caetano Veloso, Dominguinhos, Lenine, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, mas, quando se trata de evidenciar músicas de mulheres, focam em compositoras e melodias que ficaram famosas na voz de figuras femininas. Além da participação na Feira, o grupo também já teve a oportunidade de se apresentar no Encontro de Educação Musical do Cariri EDUCAMUS, evento bienal do curso de Música da UFCA, que contou com a participação de músicos e professores dos Estados Unidos e Espanha e em um evento particular, todos no mês de Junho.

Com o objetivo de desenvolverem suas habilidades e estruturarem melhor a técnica, a banda acredita no estudo intensivo para o aprimoramento técnico. Algumas integrantes possuem mais conhecimentos musicais que outras, mas cada uma vai se ajudando.

Mesmo sendo um projeto recente, as integrantes contam que já ouviram muitas opiniões sobre a inclusão de homens na banda: “vocês poderiam chamar tal pessoa que se garante muito na percussão”. A vocalista Ana Larissa destaca que “é tudo muito novo, mas a gente tem bem nítido na cabeça que queremos dar voz às mulheres de alguma forma e é por isso que fazemos questão de, seja qual for o show, falar sobre o nosso ideal, sobre a luta feminina em todos os espaços e, principalmente na música que é nossa e muito forte na região”.        Fonte: Portal Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário