sábado, 30 de junho de 2018

Saiu edital com 26 vagas para carreira de diplomata


O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou o edital do concurso para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco. São ofertadas 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.

Podem participar da seleção, profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

As inscrições começam às 10h de 2 de julho, com taxa de R$ 230. O cadastro poderá ser realizado até as 18h do dia 16 do mesmo mês, por meio do site www.cespe.unb.br

Processo seletivo
O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto.

A segunda etapa compreenderá exames escritos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente.

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos serão submetidos a provas escritas sobre História do Brasil, Política Internacional, Geografia, noções de Economia, noções de Direito e Direito Internacional Público e Línguas Espanhola e Francesa.

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, no Distrito Federal.      Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário