sexta-feira, 29 de junho de 2018

Secretaria de Administração do Crato inicia segunda turma do Curso de Atendimento Humanizado


Mais 30 servidores da Saúde do Crato participaram, nesta semana, do Curso de Atendimento Humanizado, uma realização do Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Administração (SEAD). A proposta é melhorar cada vez o atendimento aos munícipes e servidores municipais.

Durante o curso, foram discutidos os temas: A importância da Comunicação no Atendimento; Comunicação e Motivação: Uma questão de relacionamento humano; Ética no Serviço Público; e Humanização com focos em resultados extraordinários no atendimento.

“O SUS já tem um material sobre o tema que é o Humaniza SUS. A nossa referência bibliográfica foi feita a partir dele e também da cartilha de atendimento humanizado da CGU”, comentou Jana Rodrigues, instrutora do módulo “A importância da Comunicação no Atendimento”. “Tivemos a preocupação em pesquisar materiais que já são referência para os profissionais”, finalizou.

Para Nailê Moreira, que atua a 15 anos como Agente Comunitária de Saúde no Posto de Saúde Ossian Araripe, o curso está sendo muito proveitoso, reforçando que a acolhida dos pacientes é muito importante para o atendimento. “Temos que entender o paciente quando procura o posto de saúde. Ele já vai com limitação. Então é justo que ele seja bem atendido, que o acolhimento tem que ser feito no dia a dia. E o curso é muito bom neste sentido”, comentou, comemorando por estar integrando a segunda turma.

A qualidade das acolhidas preocupa tanto gestores quanto os profissionais que estão no atendimento direto ao público. “Algumas vezes os próprios usuários do sistema de saúde não querem cumprir as regras, como o agendamento das consultas, por exemplo, e se excedem nas reclamações, desrespeitando os profissionais. Mas estamos lá para mediar todas as tensões”, explicou Jana Rodrigues.

Sobre o curso

O curso faz parte de um plano municipal de capacitação gerado a partir da demanda apresentada pelas secretarias e servidores, e principalmente, dos usuários do serviço público. Dentre os participantes, estiveram auxiliares de farmácia, agentes administrativos, porteiros, técnicos de enfermagem, coordenadores de recursos humanos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais que estão diretamente ligados ao público, seja no atendimento médico, administrativo ou marcação de procedimentos.

Conforme explicou a gestora da Secretaria de Administração, Águeda Duarte, mensalmente, serão oferecidas turmas de capacitação neste tema e em outros apontados no levantamento realizado pela SEAD. Além disso, a partir do mês de agosto, a oferta será intensificada, devido a um termo de colaboração assinado entre a secretaria e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário