quarta-feira, 27 de junho de 2018

Seduc, UFC e Funcap lançam Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática


Nesta terça-feira (26), o secretário Rogers Mendes participou do lançamento do Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática, no auditório Ícaro de Sousa Moreira, do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) ocorre em parceria com a UFC, por meio do departamento de matemática, e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), no âmbito do desenvolvimento das ações voltadas para a formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino.

O secretário Rogers Mendes explica que é necessário sensibilizar os educadores para a utilização de metodologias diferenciadas, para tornar a disciplina mais atrativa aos jovens. "Esta ação conjunta visa criar novas oportunidades de formação continuada em serviço para os professores que desenvolvem a tarefa efetiva de ensinar os estudantes do ensino médio", esclarece.

A formação está sendo realizada em quatro polos, situados em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, tendo como público 340 professores de matemática da rede estadual de ensino. A iniciativa visa propor novas abordagens para o ensino da disciplina, baseadas na resolução de problemas e na integração do conhecimento matemático às ciências, tecnologia e inovação.

O edital para abertura de vagas foi divulgado nesta terça. As atividades formativas começarão a partir de agosto próximo, oportunidade em que os cursistas farão um  acompanhamento voltado para o trabalho em sala de aula. Ao longo de 2019 o curso continuará como uma especialização e, na sequência, há a perspectiva de que se transforme numa pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Jorge Lira, professor do Departamento de Matemática da UFC e cientista-chefe do estado do Ceará na área de Educação, revela que havia uma expectativa antiga para que os estudos desenvolvidos pela Universidade fossem encampados institucionalmente pelo estado, no intuito de reverter a situação da proficiência em matemática. "Pela primeira vez a Funcap conseguiu alinhar estas instituições: universidade, Seduc e professores em prol deste objetivo. Matemática é ensino. Precisamos, enquanto UFC, de novos talentos, de pessoas interessadas nas áreas consideradas duras das ciências, para permanecemos como um centro de excelência. Saber ciência também ajuda as pessoas a se tornarem mais cidadãs" argumenta. 

Para além desta ação formativa, a Secretaria da Educação, por meio do Centro de Educação a Distância (CED), lança as Diretrizes para a Formação Continuada de Professores, uma oferta de 1051 vagas distribuídas em quatro itinerários formativos, sendo 200 para Língua Portuguesa, 200 para Matemática, 641 para os professores lotados nos Laboratórios Educacionais  de Informática (LEI) e 610 para professores lotados nos Laboratórios Educacionais de Ciências (LEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário