sábado, 28 de julho de 2018

23% dos agricultores do Ceará nunca frequentaram escola


23% dos agricultores do Ceará nunca frequentaram escola
(Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
O Dia do Agricultor, celebrado neste sábado (28), traz a lembrança da baixa escolaridade dos trabalhadores do campo no Ceará: 23,92% deles nunca frequentaram uma escola. São 94 mil profissionais do agronegócio sem nível de escolaridade, conforme o Censo Agropecuário, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A dificuldade em ir para escola é comum é muitos agricultores do Ceará; a histórica de José Raimundo Sousa, de Canindé, é compartilhada por muitos colegas: "a gente tinha que trabalhar desde cedo, ajudar os pais na roça, nunca tive tempo para estudar", conta. A oportunidade que ele não teve agora é dada aos filhos.

"Todo nosso esforço é pra dar pros filhos o que a gente não teve. Graças a Deus a gente conseguiu deixar todos matriculados na escola, eles vão todos os dias, a gente não deixar faltar."

Ainda conforme o estudo, 37 agricultores do Ceará 37 mil (9,4%) trabalhadores do campo no Ceará concluíram o ensino médio; 7,2 mil são graduados.

Homem substituído pela máquina
A pesquisa revela a redução no número de trabalhadores nas propriedades, enquanto cresce o de máquinas, num processo de substituição do homem por equipamentos tecnológicos. "Conforme há uma mecanização dos processos, o número de pessoal ocupado vai diminuindo, assim como ocorreu em outros setores", explica Antonio Florido, coordenador do Censo.

Em 11 anos, os ocupados nos estabelecimentos agropecuários em todo o Brasil diminuíram em 1,5 milhão de pessoas. No ano passado, eram 15 milhões de trabalhadores nessas propriedades. Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário