terça-feira, 31 de julho de 2018

Barbalha sedia Fórum de Saúde


O Município de Barbalha sedia nesta terça-feira, dia 31, o Fórum Regional dos Conselhos Municipais de Saúde no Cariri. O evento ocorre no Hotel Imperial e conta com a presença de representantes dos seis municípios da 21ª Macrorregional de Saúde. Financiamento do Sistema Único de Saúde-SUS é o tema em pauta durante a palestra conduzida pela Dra. Vera Coelho.

Além de Barbalha, o evento reúne os municípios de Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha. A intenção, conforme a secretária de saúde , Pollyanna Callou, é promover a interação entre os Municípios para que um movimento de troca de informações se consolide. A partir daí serão observadas as demandas e soluções desenvolvidas entres os Conselhos e Secretarias de Saúde para que juntas as cidades possam se fortalecer.

Sobre a palestra, Dra. Vera explica que a emenda constitucional 095 de 2016, que estabelece o teto de gastos para todas as áreas, incluindo a saúde, provoca uma retração nos investimentos do setor. Ela informa também que o governo coloca o limite de gasto estabelecido a partir da inflação registrada no ano anterior, o que não é suficiente para suprir as demandas.

Ainda conforme conta a palestrante, o Sistema Único de Saúde tem índices inflacionários registrados sempre acima do mercado considerando-se que as novas tecnologias, os insumos e medicamentos são caros, mas indispensáveis pra a promoção da saúde. A saída seria a união de Conselhos e municípios, pressionando o Governo Federal para rever a política de financiamento do sistema. 

A programação se encerra às 15 horas. A mobilização deve ser contínua na busca de melhorias no atendimento aos usuários do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário