domingo, 29 de julho de 2018

Cearenses conquistam medalhas de ouro, bronze e prata na 50ª Olimpíada Internacional de Química


Três estudantes cearenses, naturais de Fortaleza, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 50ª Olimpíada Internacional de Química. Ivna de Lima Ferreira Gomes, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro, junto a Vinícius Figueira Armelin, 16, de São Bernardo do Campo (SP). Os dois estudantes garantiram, juntos, o primeiro ouro brasileiro na história da Olimpíada Internacional de Química.
  
Contribuindo para que o Brasil alcançasse o seu melhor desempenho na história de todas as modalidades de olimpíadas científicas, o estudante João Víctor Moreira Pimentel, 16 anos, e Orisvaldo Salviano Neto, 17 anos, trouxeram para o Brasil medalhas de prata e de bronze, respectivamente. Ambos, de Fortaleza, integraram a equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Química de 2017. 

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada na Casa Rudolfinum, sede da Orquestra Filarmônica da República Checa, neste sábado (28), e contou com a participação da Ministra da Educação, Juventude e Esportes da República Checa, Karolína Gondková; do Reitor da Universidade de Química e Tecnologia de Praga, Karel Melzoch; e da Vice-reitora da Comenius University de Bratislava, Zuzana Kociová. 

Interesse pela ciência
Ao todo, foram premiados 198 estudantes - 95 com medalhas de bronze; 65 com prata; e 35 com ouro. Dez jovens receberam menções honrosas por desempenhos específicos.

Segundo os líderes da equipe brasileira, José de Arimatéia Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí, e Fabiano Gomes, professor Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esta é a coroação de um trabalho árduo, que exige extrema dedicação e muitas horas de estudo diário. 

Conforme Arimatéia, como é conhecido entre seus pares, “a Olimpíada de Química tem sido uma ferramenta altamente eficiente para cativar o interesse científico de jovens brasileiros, que, medalhistas, tornam-se uma referência positiva para todos os demais estudantes. Estamos muito orgulhos de nossa equipe e dessa conquista grandiosa para o país”, afirma o Reitor da UFPI.  Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário