segunda-feira, 30 de julho de 2018

Museu do Gonzagão é atrativo na cultura e turismo do Cariri


O Parque Asa Branca é dedicado a história
do 'Rei do Baião'. (Foto: George Wilson)
Exu é um município pernambucano que fica a cerca de 77 quilômetros de Juazeiro do Norte, aos pés da Chapada do Araripe. Conhecido por ser a terra do “rei do baião”, a cidade atrai muitos turistas que desejam conhecer as origens e as influências de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina.

Atualmente funciona em Exu o Museu do Gonzagão, dentro do Parque Asa Branca, dedicado a vida e carreira do artista e também a acolher um pouco mais sobre a cultura do forró difundido por ele durante sua carreira. No parque estão também a casa que pertenceu a seu pai, Januário; o mausoléu da família; uma pousada com 80 leitos para turistas; quadra e palco para exibição de grupos artísticos, além de uma lojinha com artigos diversos do cantor e um espaço dedicado para aulas de sanfona, dança e teatro.

Acervo
O museu tem a maior coleção de peças originais de Luiz Gonzaga no país. Na coleção é possível encontrar sanfonas, chapéus, sandálias e gibão de couro, discos de ouro e fotografias, máquinas de gravar LP, medalhas, diplomas, obras de arte e parte do acervo pessoal de Gonzaga. A Todeschini, utilizada na homenagem a João Paulo II e até a sanfona de oito baixos que Luiz Gonzaga, em 1952, tocou junto com o pai na Rádio Nacional estão expostas no museu.

Atualmente o museu é mantido por serviços e também pelo governo, que desenvolve projetos sociais utilizando a área do parque.

O acervo do cantor também é tema de um inquérito no Ministério Público, no qual irá realizar-se no próximo dia 2 de agosto uma audiência pública para discutir  a preservação e promoção cultural deixada por Luiz Gonzaga.

O inquérito, que inclui a influência do acervo do cantor na cena cultural e na propagação desta no país e no mundo, é de responsabilidade do Procurador da República Marcos de Jesus, objetivando acompanhar a situação patrimonial em que se encontram as peças do músico.

A audiência irá ocorrer no Auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar, na rua Antoliano Alencar, centro de Exu, a partir das 13h 30min, com inscrições presenciais ou via e-mail (prpe-prm-salgueiro@mpf.mp.br).

Escola de Sanfona
Um dos projetos sociais mantidos pelo governo, que corre risco de não mais existir devido a falta de investimentos na promoção cultural no município, é a Escola de Sanfona Mestre Dominguinhos. O local reúne professores e aprendizes que desejam perpetuar o manejo no instrumento que deu fama a seu patriarca e difundiu o forró no país através do “Rei do Baião”.

A pequena Jaderlane, que tem aulas de sanfona todos os sábados no Parque Asa Branca, relata que sempre quis aprender a tocar o instrumento. “No início tinha vergonha de pedir a meu pai para vir para cá ter aulas, mas minha amiga da escola começou a fazer aulas e quis vir também. Sempre tive curiosidade de saber como era e agora estou aprendendo a tocar”, disse. Fonte: Portal Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário