quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Indústria e comércio do Ceará arrecadam mais ICMS


Apesar da lenta recuperação da economia e dos impactos negativos gerados pela greve dos caminhoneiros no fim de maio, a arrecadação de ICMS no Ceará pelos setores do comércio e da indústria apresentou crescimento expressivo no quinto mês do ano, em comparação com igual mês do ano passado. No comércio, o avanço foi de 10,9%, somando R$ 319,1 milhões. Na indústria, a alta foi de 12,6%, com a arrecadação de R$ 83,7 milhões. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Por outro lado, de abril para maio, a arrecadação de ICMS pelo comércio caiu 7,7%. Já no acumulado do ano e no acumulado de 12 meses, ambos os setores, indústria e comércio, apresentaram crescimento na arrecadação do imposto. No setor do comércio, a alta foi de 11,0% no acumulado do ano e de 12,8% no de 12 meses, e na indústria, o acréscimo foi de 8,1% e de 5,8%, respectivamente.

Vendas
Após ficar estável em abril, o volume de vendas do comércio varejista no Estado apresentou queda de 0,1% em maio. Este foi o segundo resultado mensal negativo do ano, em janeiro houve retração de 0,3%, ante o mês anterior. Na comparação entre maio deste ano com maio do ano passado, no entanto, houve crescimento de 3,3% no volume de vendas, enquanto no acumulado do ano a alta foi de 3,6%, e no acumulado dos últimos 12 meses até maio, o crescimento foi de 1,9%, ante o mesmo período do ano anterior.

Com relação ao saldo de empregos no comércio, maio registrou uma diminuição de 213 vagas. Em 2018, apenas em março e abril foram criadas novas vagas, com 132 e 116 novos postos, respectivamente. Na passagem de abril para maio o estoque de empregos apresentou retração de 0,8%. No acumulado a queda foi de 1,32% e no acumulado dos últimos 12 meses houve alta de 1,37%.

Já o fluxo de inadimplentes no comércio cearense cadastrados no SPC apresentou alta de 1.778,5% na passagem de abril para maio. Na comparação entre maio deste ano e maio do ano passado, o fluxo aumentou 61,6%. No acumulado do ano, a alta foi de 555,4% e no acumulado dos últimos 12 meses, o acréscimo foi de 11,3%. Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário