quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Ao menos 20 municípios do Ceará têm atos de mulheres contra Bolsonaro marcados para sábado (29)


Grupos organizados de mulheres vão às ruas contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), neste sábado (29). No Ceará, as manifestações da campanha 'Mulheres contra Bolsonaro" ocorrerão em, pelo menos, 20 cidades. A mobilização em Fortaleza está marcada para as 15 horas, na Praia de Iracema, nas proximidades do Centro Cultural Belchior. Uma decisão da Justiça Eleitoral desta quarta-feira (27), porém, proibiu a manifestação que estava marcada em Icó, na região Centro-Sul do Estado.

De acordo com as organizadoras, as atividades são suprapartidárias e rejeitam o “avanço do autoritarismo político no Brasil”, tendo como linha principal a defesa da democracia e dos direitos sociais e humanos.

Uma das organizadoras do grupo cearense afirma ter sofrido violência por estar à frente da manifestação. "De certa forma a gente está sendo atacada há muito tempo, inclusive nosso grupo local foi invadido por um homem me ameaçando de  morte, por uma rede social", afirma a jornalista Ali Nacif. 

Veja os municípios:

Helena Barbosa, também organizadora do movimento contra Jair Bolsonaro, contou que a comissão está tomando previdências para evitar qualquer situação de violência contra as participantes. “Tivemos hoje em uma reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública para nos resguardar, pois estamos ameaçadas de atentados” afirma.

Por que elas dizem #EleNão?

O capitão reformado do Exército Jair Bolsonaro já declarou que defende a ditadura e fez elogios ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandava a tortura no DOI-CODI, na época da ditadura militar de 1964. Além disso, já afirmou que "não contrataria mulheres com o mesmo salário que homens" e  que "preferiria ver um dos filhos homens morto do que namorando outro homem".

Candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro,o  general Hamilton Mourão (PRTB) tem acirrado a polêmica.  Em entrevista recente, afirmou que famílias chefiadas só por mães e avós são “fábricas de desajustados”. A declaração gerou uma onda de críticas e ampliou a rejeição à do PSL. 

Veja a agenda de atos no Interior do Ceará no dia 29:

·         Canindé – Praça Tomaz Barbosa, às 9h;
·         Crateús – Teatro Rosa Morais, às 18h;
·         Fortaleza – Praia dos Crushes (Centro Cultural Belchior), às 15h;
·         Icó – Coluna da Hora, às 17h (proibida por decisão da Justiça Eleitoral);
·         Iguatu – Praça da Matriz, às 17h;
·         Itapipoca – Praça do Cafita, às 8h;
·         Jaguaretama – Praça Central, às 7h;
·         Jaguaribara – Rotatória Central, às 17h;
·         Jardim – Escola Jereissati, às 16h;
·         Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato (unificado) – Praça do Giradouro, em Juazeiro, às 16 horas;
·         Limoeiro do Norte – Praça do BNB, às 7h30;
·         Mulungu – Praça do Relógio, às 9h;
·         Nova Russas – Posto Lima (Bela Braz), às 16h;
·         Paracuru – Praça dos Taxistas, às 15h;
·         Paramoti – Praça Frei Cirilo, às 16h;
·         Pentecoste – Praça do CSU, às 16h;
·         Piquet Carneiro – Praça da Matriz, às 17h;
·         Santa Quitéria – Seis Bocas, às 18h;
·         Senador Pompeu – Praça da Juventude, às 17h;
·         Solonópole – Transmissores Alto Vistoso, às 17h30;
·         Excepcionalmente, em Maracanaú, a atividade acontece no dia cinco de outubro, com concentração na Praça da Estação (Centro), às 17h.   Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário