quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Ataques de escorpiões deixam população em alerta, em Juazeiro do Norte


Em caso de picada, a orientação é procurar o hospital
mais próximo. (Foto: Reprodução)
Eles são pequenos, entram nos lugares sem alarde e uma picada sua pode ser letal. Escorpiões estão aparecendo com mais frequência nas cidades do Crajubar, o que vem deixando a população em alerta. 

Apenas este ano, 11 casos de ataques de escorpião foram registrados em Juazeiro do Norte, segundo o Núcleo de Controle de Endemias.

Trabalhos à campo para captura desses animais estão sendo realizadas no município. Segundo orienta a coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias, Mascleide Feitosa, ao ver um escorpião é necessário ter calma. O primeiro passo é ligar para os agentes de endemias. Em caso de picada, a orientação é procurar o hospital mais próximo.

"Temos que ter cuidado para não deixar restos de alimentos, não deixar lixo, não deixar matéria orgânica acumulada, porque onde tem barata, provavelmente vai ter escorpião”, sugere Mascleide. A coordenadora pede que a população não faça uso de inseticida, pois não tem eficácia contra o animal e poderá deixá-lo irritado.

Entulhos com galhos e madeiras descartados inadequadamente no quintal ou em terrenos baldios também podem ser propícios ao aparecimento de escorpiões. O Núcleo vem  catalogando as madeireiras no município para realização de vistoria e trabalho focal de prevenção.

O Núcleo de Controle de Endemias funciona no Hospital Estephânia Rocha Lima, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Telefone da Secretaria de Saúde (88) 3512-2754.      Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário