sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Livro traça história da Medicina do Cariri no séc. XIX


(Foto: Samuel Araújo Samuk)
“Dormindo à Borda do Abismo – A Medicina no Cariri Cearense (1800-1900) é o mais novo lançamento do escritor e médico, J. Flávio Vieira. Mais uma vez, o médico humanista traz à tona um trabalho rico e necessário para o resgate de uma memória importante de sua área na região.

Depois de ser lançado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), dia 21 último, em Barbalha, na próxima sexta-feira, 28, às 19 horas, será a vez de Crato. A solenidade acontece no Salão de Atos da URCA.

Pesquisa
O trabalho é resultado de uma pesquisa de mais de dez anos. O autor buscou atuar num terreno nebuloso e até então pouco trilhado pelos pesquisadores da História Regional. Embasado em vasta bibliografia e pesquisa ampla em hemerotecas como da Biblioteca Nacional e Menezes Pimentel, do Instituto Cultural do Cariri – ICC, de exuberante documentação do Departamento de Histórico Diocesano Padre Antonio Gomes, J. Flávio Vieira traça o perfil da Medicina no Cariri nos Oitocentos, nas suas mais diversas facetas (A Medicina Científica, A Medicina Popular, A Medicina Indígena e a de Viés Religioso).

Explicitam-se quais foram os nossos primeiros médicos, os primeiros boticários, os dentistas e homeopatas   pioneiros e alguns luminares da Medicina Popular e Jesuítica, entre estes últimos os padres Ibiapina e Cícero Romão. Desfraldam-se, também, os horizontes dos nossos primeiros rudimentos hospitalares e o mais amplo relato conhecido sobre nossas grandes epidemias: Cólera ( 1862-1864) e Varíola (1878).

Saúde no século XIX
São mais de 400 páginas, com rica documentação apensa, onde se traçam não somente os primeiros passos das ciências de saúde no século XIX, mas um esclarecedor perfil histórico do Ceará e do Cariri na época. “Dormindo à Borda do Abismo” é um livro essencial para todos aqueles que desejam compreender a Medicina inserida na nossa Capitania e no Sul cearense, naqueles conturbados anos de Revoltas como a de 1817 e a Confederação do Equador, as Guerras da Independência e do Paraguai e o holocausto da secas periódicas e das pestes que assolaram terras caririenses. Site Engenho de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário