quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Metrô do Cariri vira atração turística para romeiros que utilizam o transporte pela primeira vez


Família registra momento antes de andar de metrô
pela primeira vez, em Juazeiro (Foto: Felipe Azevedo)
A Romaria de Finados é uma festa à parte em Juazeiro do Norte. A maior peregrinação atrai turistas e romeiros de todo o Brasil e alguns deles têm a viagem ao Cariri como o grande evento do ano, que exige preparação, economia e coração aberto para novas experiências. Andar de metrô é uma delas. 

Uma família com seis pessoas se aproxima da estação Juazeiro do Norte, uma das 9 paradas do Metrô do Cariri que vai até o Centro do Crato. Entre eles, três nunca viajaram neste tipo de veículo e o farão pela primeira vez. Ansiosos, eles atravessam a catraca e esperam o vagão parar nos trilhos.

São todos do interior de Alagoas e chegaram na região na segunda-feira, dia 29. O pai, a mãe e a avó conheceram o transporte há três anos e os filhos menores, pela primeira vez na Terra do Padre Cícero, finalmente vão andar no VLT.

Esta é uma cena comum no cotidiano juazeirense em tempos de romaria. Não é difícil observar grupos numerosos de pessoas usando chapéu utilizando o metrô, mesmo sem ter um destino certo. "Muitos vêm para dar uma volta, vão até o Crato e retornam pra Juazeiro, nem saem do trem", disse um dos seguranças da estação.

Alberto Genuíno, 62, é comerciante e agricultor em Pau dos Ferros, cidade com 28 mil habitantes na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte e distante 243 km de Juazeiro. Na manhã de quarta-feira (31), ele e um amigo também romeiro viajaram pela primeira vez em um dos vagões do VLT, e trataram o veículo como um autêntico ponto turístico.

"É rápido, barato e a gente acha até que vai voar", brincou. A passagem inteira para utilizar o meio de transporte custa R$ 1 real e R$ 0,50 a meia entrada mediante apresentação de documento com foto. Esse preço é o mesmo desde a inauguração, em 2009, e de acordo com a Metrofor, empresa que administra o modal, não há previsão de aumento.    Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário