terça-feira, 30 de outubro de 2018

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos desenvolve projeto de hortas nas escolas



Com o comprometimento de atender às necessidades agrícolas do município, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH), juntamente com a Secretaria de Educação (SME), vem se superando em suas ações, junto à comunidade rural, e vem desenvolvendo atualmente o projeto de hortas comunitárias e farmácias. O mesmo é executado pela SMDARH e tem como meta implantar 40 hortas no município, beneficiando escolas, postos de saúde, entre outros equipamentos.

De acordo com o secretário adjunto da SMDARH, Tiago Ribeiro, o projeto tem como finalidade principal melhorar a alimentação escolar e inserir novos hábitos alimentares para os alunos, além da interdisciplinaridade onde o aluno tem contato com o meio ambiente. “É de grande importância a participação do núcleo gestor da escola e da comunidade (pais, alunos) para o desenvolvimento das atividades, dando continuação ao projeto”, disse Tiago.

Atualmente, já foram implantadas 14 hortas, e a secretaria já se encontra no processo de revitalização das hortas que já foram implantadas para posteriormente, beneficiar mais entidades, aja vista que a equipe vem recebendo demandas para implantação de novas hortas.

Tiago ressalta que é feito primeiro uma visita de avaliação para ver se a escola tem capacidade técnica de implantação (espaço, entrada de sol, solo propício), depois os técnicos da secretaria, juntamente com o núcleo gestor e a comunidade escolar, implantam as hortas, e a partir daí presta assistência técnica necessária.

A SMDARH entra com assistência técnica, disponibilizando técnicos agrícolas capacitados, além de entregar os kits com equipamentos para manutenção da horta, como carro de mão, enxada, par, além das sementes e estercos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário