quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Secretaria de Saúde do Crato realiza capacitação com agentes de endemias


A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Célula de Educação Permanente e do Núcleo de Endemias da SMS e da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA, realizou na manhã dessa terça-feira, 30, capacitação voltada para agentes de combate às endemias do Crato. 

O curso aconteceu no auditório do Lacen e foi ministrado pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA.

De acordo com a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, a secretaria está oferencendo o curso de atualização sobre as leishmanioses, com o objetivo de proporcionar aos agentes de endemias todas as informações acerca do conceito, diagnóstico, principais sintomas e sinais sobre tratamento. 

“A importância desse curso é porque os agentes de endemias são profissionais que estão diariamente nas casas da população, e eles se tornam capazes de identificar casos suspeitos da doença, bem como através do contato direto com as pessoas. Os agentes conseguem orientar a comunidade de como proceder para previnir casos da doença, bem como saber agir diante da presença de sinais e sintomas tanto em humano quanto nos animais”, frisou Arlene.

O agente de endemias Francilânio Felipe ressalta a importância da capacitação para o trabalho realizado no dia a dia nas casas das pessoas. “Sem dúvida esse é um momento que vem somar com nossos serviços para que possamos orientar a população de acordo com os procedimentos do Ministério da Saúde”, disse Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário