quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Documentário gravado no Cariri sobre o Menino que fez um museu é premiado em Londres


Jornalista Sergio Utsch diretor do documentário entrevista o garoto Pedro Lucas. (Foto: Reprodução)
O documentário “The Boy Who Made a Museum” | "O Menino que fez um Museu", direção de Sérgio Utsch, produção independente de brasileiros e britânicos, gravada no Nordeste em 2016, mais precisamente no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato, foi premiado na noite desta segunda,26, em Londres, pela FPA (Foreign Press Association), a Associação de Correspondentes Estrangeiros mais antiga do mundo, fundada em 1888.

De acordo com o diretor, "O Menino que fez um Museu", foi único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa, entre os finalistas. O jornalista escreveu que está orgulhoso pelo reconhecimento –  “O FPA Awards é chamado por aqui de Oscar do Jornalismo, mas nenhum título é tão valioso quanto os sorrisos e as referências que ouvimos sobre esse Brasil sofrido, valente e orgulhoso apresentado pelo Pedro Lucas”.

DOCUMENTÁRIO
O documentário conta a história de um Brasil profundo, desconhecido até mesmo por muitos brasileiros. É apresentado com o carisma de Pedro Lucas Feitosa,11 anos. O garoto do Vale do Cariri se inspira nas músicas de Luiz Gonzaga para fundar um Museu em homenagem ao cantor, para mostrar um pouco das suas frustrações e orgulhos. A obra aborda o sofrimento, preconceito, migração, mas, sobretudo, fala sobre a beleza do povo brasileiro.

Documentário foi premiado pela Foreign Press Association, nesta segunda-feira, 26, em Londres. (Foto: Divulgação)
ASSISTA O TRAILER


FESTIVAIS E EXIBIÇÕES
O documentário foi exibido na embaixada do Brasil em Londres e no Brasil no 21º Festival de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. No próprio Museu de Luiz Gonzaga A produção também foi exibida Universidade de Birmingham e no Festival Padova, Itália.

O MUSEU DE LUIZ GONZAGA
Quando tinha 10 anos, Pedro Lucas criou o Museu de Luiz Gonzaga , que fica no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato. A ideia surgiu após uma visita que o garoto fez, em 2013, quando tinha 8 anos ao Museu do Gonzagão, em Exu Pernambuco. Pedro decidiu criar o próprio lugar de Exposição para homenagear o rei e o local escolhido foi a casa da sua bisavó já falecida, que fica ao lado da casa dele, na rua Alto da Antena.

O espaço reúne centenas de objetos que remetem o universo do sertanejo retratado por Luiz Gonzaga através de suas músicas e as peças foram doadas por conhecidos de Pedro Lucas. Em 2018, o local de Exposição passou por reforma e ampliação como era desejo do menino.  O garoto hoje participa de eventos e fala da cultura gonzaguiana todos os dias ele mantém as redes sociais sempre atualizadas.      Blog Papo Reto Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário