sábado, 29 de dezembro de 2018

Centro de Tecnologia ajuda mineradores da região do Cariri


A extração do calcário que aqui ganhou o nome de Pedra Cariri, é responsável por 80% da economia do município de Nova Olinda. Na cidade existem 22 mineradoras que exploram uma área de aproximadamente 800 hectares, onde são gerados cerca de 3 mil empregos.

Estima-se que apenas 30% do calcário extraído nas minas, são aproveitados, os 70% viram enormes montanhas de rejeito, material sem nenhum valor agregado. Com o objetivo de inverter essas taxas, foi criado o Centro de Tecnologia Mineral do Cariri.

O espaço foi inaugurado em abril deste ano e ainda está em fase de implementação, além de capacitar mineiros ou trabalhadores. O centro também irá atuar na produção junto com os mineradores.

O Centro Tecnológico é formado por um auditório onde acontecem cursos, palestras e uma área de produção onde também são confeccionados artesanato, móveis e utensílios domésticos, tudo feito com pedra Cariri.

Até fevereiro de 2019 o centro que possui maquinário moderno irá beneficiar a pedra explorada nas minas. A medida irá ajudar principalmente pequenos mineradores.    Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário