quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Descoberta de fóssil de nova espécie de camarão é apresentada pelo Geopark Araripe


Professor Álamo, a pesquisadora Damares e o
professor Allysson. (Foto: George Wilson)
Foi anunciada nesta quinta-feira (27) a mais nova espécie de camarão, encontrada na Bacia do Araripe. Trata-se um exemplar da família Solenoceridae, a mesma no qual se enquadra o tipo de camarão existente atualmente.

O estudo foi realizado pela pesquisadora Damares Ribeiro Alencar, junto aos professores  Álamo Feitosa e Allysson Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e vinculados ao Geopark Araripe. A descoberta desta primeira espécie do período Cretáceo se deu dentro da Bacia Sedimentar do Araripe, que compreende em porções que ocupam os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

O fóssil foi descoberto em escavações no município de Trindade (PE) e constitui o primeiro registro do gênero, que possui uma particularidade que o difere das espécies atuais catalogadas. Segundo Damares, o camarão apresenta uma série de espinhos rostrais que estão presentes na carapaça, na região dorsal da espécie. Já na região ventral do corpo do animal não há espinhos, algo inédito e que o torna único.


“Essa pesquisa se iniciou em 2016 onde foi-se a campo, coletamos o material e trouxemos ao laboratório. Fizemos a triagem do material e por fim a descoberta da espécie. Tivemos o cuidado de ver todas as características para descobrir uma nova espécie”, afirma a pesquisadora.

O professor Álamo esclarece que esta é a sexta espécie de camarão encontrada na região, juntamente a outra que foi anunciada em abril deste ano. “É motivador, uma vez que temos encontrados exemplares bem preservados na Bacia do Araripe. Acredito que temos os fósseis mais bem preservados do mundo”.

Os pesquisadores reiteram que ainda há material em triagem sendo analisado. Como são muitos exemplares ainda não foi possível descrevê-los todos de uma vez, mas prometem que nos próximos anos possíveis novas espécies possam ser divulgadas.  Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário