sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Fósseis da Bacia do Araripe recuperados do Museu Nacional vão voltar para o Cariri


(Foto: Reprodução/Google Maps)
Fósseis do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri emprestados ao Museu Nacional, e que pegaram fogo no incêndio que arruinou o prédio de arquitetura colonial no Rio de Janeiro, no último mês de setembro, foram resgatados e podem retornar nos próximos anos para o Cariri. É o que diz o professor, pesquisador e paleontólogo Álamo Saraiva, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Geopark Araripe.

Segundo Álamo, as coleções foram cedidas temporariamente com o passar dos anos, e contam espécies fossilizadas de aracnídeos, insetos diversos e animais. Além destes, o esqueleto de um dinossauro carnívoro e o fóssil de um crocodilo, recolhidos na Bacia do Araripe, faziam parte do acervo disposto no museu.

Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (27), para apresentar uma nova espécie de camarão descoberta na região, ele disse que atualmente o que foi possível recuperar foram apenas duas espécies. Estas ficaram bastante danificadas após a fatalidade.

“Já sabemos que alguns deles, como o dinossauro e o crocodilo, que foram resgatados, embora muito queimados, devem passar por um tratamento. Esse material vai ser embalado, fazendo parte de um inquérito policial. Acreditamos que deve-se aguardar pelos próximos dois anos para que talvez esse material seja liberado para devolução ao Cariri”, afirma Álamo.

De acordo com o pesquisador, é natural que os museus emprestem material. “Aqui na universidade possuímos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, assim como no Museu Nacional, então eles tinham material emprestado do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri para estudos, lá”, completa.

Tour virtual
Para àqueles que não puderam visitar o Museu Nacional antes do incêndio que destruiu grande parte de seu acervo, o Google disponibilizou um Tour Virtual, onde o internauta pode conferir todo o material que estava exposto.

A iniciativa conta com apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ministério da Educação. O projeto se chama Google Arts & Culture lançaram, e vem com imagens de 164 peças atingidas durante o incêndio ocorrido de 2 de setembro de 2018.   Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário