quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Casa Museu do Padre Cícero: superstições, promessas e histórias em cada cômodo


Coordenada pelo Salesianos, a Casa Museu estima receber 250 mil pessoas por romaria (Foto: Alana Soares)
Aberta ao público desde 1957, a Casa Museu do Padre Cícero recepciona milhares de fiéis e devotos que visitam Juazeiro do Norte todos os anos. O espaço atrai a atenção dos romeiros por ter sido moradia do Padre durante seus últimos anos de vida (1932 a 1934), já recluso e proibido de exercer o sacerdócio.

Dentro e fora da casa, romeiros se enfileiram para andar por onde o "Padim" andou. Com parte da mobília e diversos objetos pessoais do Padre em exibição, a Casa Museu se tornou ponto de adoração o ano inteiro.

Muitos se ajoelham e murmuram palavras junto ao confessionário doméstico como se alguém estivesse sentado do outro lado para os ouvir. Outros tantos tocam nos objetos, esfregam as mãos, braços e pernas nas estátuas para que Padre Cícero abençoe. Segundo revela coordenador voluntário Cícero Éder da Silva, "faz parte da cultura romeira. Eles sentem a necessidade de tocar nos objetos para receber graça".

Cícero Éder, estudante de História e voluntário na Casa Museu. (Foto: Alana Soares)
Cada cômodo abriga uma história diferente sobre a vida e os feitos de Cícero Romão Batista e revelam mais ainda sobre seus devotos, que não deixam os mitos e as crenças desaparecerem.


Algumas superstições atravessam gerações, como a mesa que só pode ser levantada por aquele sem pecados ou o osso de baleia pendurado no qual romeiros se esfregam três vezes em busca de cura.

"Tudo que chega no Museu acaba ganhando um sentido religioso muito forte. Esse osso de costela de baleia não era de Padre Cícero. Ele foi enviado para cá como pagamento de promessa há muitos anos. Como ela está aqui, os romeiros já dão um significado", Éder explica.

Para alguns romeiros é impossível vir a Juazeiro e não passar na Casa Museu, seja para deixar um pedido e um presente na antiga cama do padre - que está em exibição - ou para colar uma foto no grande mural de graças.

Segundo a lenda romeira diz, se esfregar no osso da baleia cura doenças (Foto: Alana Soares)
SERVIÇO
Casa Museu do Padre Cícero
Rua São José, centro - Juazeiro do Norte
Horário de Funcionamento:
Dias úteis 8h às 11h - 13h às 17h
Dias de romaria 7h às 17h sem interrupções   Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário