segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Missão Velha recebe circuito de mountain bike com duração de 12 horas


O Sítio Barreiras, na cidade de Missão Velha, recebe a primeira etapa do 3° Circuito de Corridas do Geopark Araripe. A competição ocorre com duas modalidades, o Trail Run, de corrida, e o mountain bike (MTB), para bicicletas, onde os participantes enfrentam 12h pedalando. Com saída às dez da noite do dia 23/02 e término às dez da manhã do dia 24, o circuito tem 17 km. Nessa modalidade ganha quem der mais voltas. As inscrições seguem até o próximo dia 10 via internet.

O Circuito de Corridas Geopark Araripe é a única competição do nordeste na modalidade com doze horas de prova. O evento é uma organização do Cariri Extremo, empresa de eventos esportivos, em parceria com o Geopark Araripe, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

A modalidade Trail Run tem as distâncias de 5, 10 e 21 Km em trilhas e vai das 15h até as 18h do dia 23. As categorias são divididas por idade e entre masculina e feminina para as trilhas de 10 e 21 km. Já na menor, de 5 km, não há divisão.

Para os competidores da modalidade MTB há uma arena de 200m de extensão, onde cada atleta leva sua tenda para descansar durante a prova. As categorias se dividem em solo, dupla, quarteto e sexteto; feminina, masculina (dividida por idade), e mista. Para entender melhor as divisões acesse o regulamento no site da organizadora.

São esperados, além de competidores da região, ciclistas outros estados como Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão. Já são 470 inscritos, e a expectativa da organização é atingir mais de 500 competidores, como conta Baden Powell, diretor do Cariri Extremo. Ele ainda fala que, para a segurança dos competidores, haverá três ambulâncias e a presença de socorristas no local.

Etapas
O Circuito de Corridas Geopark Araripe tem quatro etapas. Além desta primeira, que ocorre em Missão Velha, a cidade de Barbalha abriga a segunda etapa, no mês de maio, com percurso passando pelo Geossítio Riacho do Meio. Juazeiro do Norte recebe a terceira etapa, no mês de julho, com largada e chegada no Geossítio Colina do Horto e o Crato fecha o circuito, em outubro, no Sítio Fundão.

Premiação
A categoria solo da modalidade MTB e a modalidade Trail terão como premiação troféu e medalha até o quinto colocado de cada categoria. As duplas, quartetos e sextetos do MTB receberão premiação até os terceiros colocados. A entrega das medalhas e troféus é feita a cada etapa da competição, não havendo ganhador(a) geral do Circuito.

1.1        SOLO
FEMININO GERAL
OPEN MASCULINO (Abaixo de 40 anos)
MASTER MASCULINO (Acima de 40 anos)
GRAN MASTER MASCULINO (Acima de 50 anos)
1.2 DUPLA
DUPLA MASCULINA
DUPLA FEMININA
DUPLA MISTA
1.3 QUARTETO
QUARTETO OPEN – 4 integrantes e idade livre. As equipes poderão ser formadas só
por homens, só por mulheres, ter 3 mulheres e 1 homem ou 3 homens e 1 mulher.
Não será permitido 2 homens e 2 mulheres, pois neste caso será a equipe mista.
QUARTETO MISTO 4 integrantes, sendo dois homens e duas mulheres. A largada
deverá ser feita pela mulher. A primeira troca só será feita após 01h de prova. Caso
não aconteça, a equipe será penalizada excluindo as três voltas mais rápida da equipe.
QUARTETO SÍTIO BARREIRAS – Com 4 integrantes com idade livre.
* Entrar em contato com a organização: www.caririextremo.com.br
1.4 SEXTETO (CATEGORIA ÚNICA) – equipes formadas por 6 integrantes com idade
livre e distribuição livre dos sexos.
1.5 PNE (Portador de Necessidade Especial – CATEGORIA SOLO). Categoria disponível
para portadores de necessidades especiais por limitações motoras de membros
superiores e/ou inferiores. INSCRIÇÃO GRATUITA*

Nenhum comentário:

Postar um comentário