terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ações buscam recuperação de área do Sítio Fundão, em Crato, atingida por incêndio


A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) realizou, no último sábado (23), uma oficina para confecção de bombas de sementes no Parque Estadual Sítio Fundão. O objetivo da ação é iniciar recuperação da área estimada em 10 hectares da Unidade de Conservação, devastada por incêndio ocorrido no dia 3 novembro do ano passado.

A oficina, ministrada através do Núcleo de Educação Hidroambiental da empresa, contou com a participação do grupo de escoteiros mirins e obteve uma produção de 320 bombas de sementes – pequenas bolas feitas de barro e esterco contendo sementes nativas em seu interior, como pau d’arco amarelo, visgueiro e faveira.

O próximo passo do projeto será o lançamento das bombas em área demarcada para estudo a ser realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá comparar a regeneração natural, com mudas, e através das bombas de sementes.

Perdas
Na época, o incêndio consumiu um engenho construído por volta de 1904, feito com engrenagem de madeira com tratamento artesanal, movido por tração animal. O equipamento funcionou até 1944, quando houve o declínio da produção de rapadura no Crato. Exemplar único na região do Cariri, o equipamento foi tombado pela Secretaria de Cultura do Estado, em 2013.

Na vegetação, a perda foi visível. Do Rio Batateira até o engenho, um rastro de destruição se formou. Como novembro era um mês quente, a mata estava seca e, por pouco, não foi pior, já que as chamas ficaram a poucos metros da Casa de Visitantes, local também tombado pela Secretaria de Cultura do Estado.      Blog Diário Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário