segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Bebê morre depois de esperar mais de 24 horas por vaga em UTI no município de Juazeiro do Norte


Uma bebê de 2 meses de idade morreu na noite do último sábado (23) depois de esperar mais de 24 horas por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no município de Juazeiro do Norte.

A vítima, identificada como Isis Vitória, foi levada para o hospital com dores na barriga, cansaço e febre. Conforme o avô da criança, Hélio Antônio dos Santos, na sexta-feira (22) a criança foi atendida no Hospital Estefânia Rocha Lima e liberada no mesmo dia.

No dia seguinte, a criança não apresentou melhora e retornou para a unidade de saúde, onde foi internada e a família foi informada que ela precisaria ser transferida para uma UTI Neonatal, mas não havia vaga disponível em nenhum hospital da região. 

Isis Vitória teve duas paradas cardíacas e em uma delas chegou a ser dada como morta, mas foi reanimada, segundo o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que participou do salvamento. A recém nascida estava com um quadro de bronquiolite.

Somente 2 horas depois da ressuscitação a criança conseguiu vaga na UTI Neonatal do Hospital São Lucas. Na unidade, a criança teve outra parada cardíaca, chegou a ser estabilizada, porém à noite a família foi informada que a recém-nascida não havia sobrevivido.

Os familiares da criança afirmam que a demora para conseguir uma vaga na UTI possa ter contribuído para a morte da criança.

Em nota, o Instituto Médico de Gestão Integrada, que administra o Hospital São Lucas, informou que Isis Vitória deu entrada na UTI Neonatal já em estado avançado de parada cardiorrespiratória e, apesar das manobras de salvamento, constataram que a criança já chegou no local em óbito. 

A entidade ressalta que “atendeu a solicitação de internamento imediatamente, sem ter negado vaga em nenhum momento, mesmo com a Unidade lotada”.

Veja a nota na íntegra:
“O Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI) vem, por meio deste, esclarecer o caso da paciente I.V.M.S.S., de 2 meses, que foi transferida para o Hospital e Maternidade São Lucas na noite deste sábado (23). A UTI Neonatal desta unidade, por norma da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde, recebe pacientes de até 28 dias. Em regra, bebês maiores de 29 dias devem ser atendidos em uma UTI Pediátrica. No caso citado, por uma questão de humanidade e à pedido do Hospital Estefânia Rocha Lima, a direção do Hospital, juntamente com o corpo clínico intensivista da UTI Neonatal, atendeu a solicitação de internamento imediatamente, sem ter negado vaga em nenhum momento, mesmo com a Unidade lotada. A paciente deu entrada às 21h50 já em estado avançado de parada cardiorrespiratória. Foram feitas todas as manobras de reanimação neonatal possíveis porém sem sucesso, constatando-se que a criança já chegou nesta unidade em óbito.”      Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário