sexta-feira, 29 de março de 2019

Escola cratense é contemplada com implantação do Projeto Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas



A Escola Cel Filemon Teles, localizada na Vila São Bento, foi contemplada com o Projeto Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) do Crato. Na manhã de ontem, 28, a unidade educacional recebeu a equipe do órgão para a implantação do projeto.

Os 234 alunos matriculados nos turnos manhã e tarde na instituição vão ajudar a manter a horta com apoio da coordenação e dos servidores. Segundo a diretora, Luzia Vieira, há cinco anos a escola já havia realizado um trabalho de sustentabilidade com os estudantes e hoje, a horta vem ser um espaço para a ocupação e o aprendizado dos alunos.

“Achei muito interessante para que os meninos [alunos] possam preencher o tempo ocioso. Eles sempre vêm para a escola no contra turno e a gente permite para que a escola seja esse espaço acolhedor e de aprendizagem”, afirmou.

Em um espaço que fica ao lado das salas de aulas, foram plantadas hortaliças como: coentro, alface, cebolinha e também plantas medicinais, como: malva sete dor, boldo, endro, alecrim e manjericão. O trabalho de preparação dos canteiros e a plantação foi acompanhado pelos estudantes.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, só em 2019, já foram implantas sete hortas nas escolas e em unidades básicas de saúde. Ainda segundo o gestor, a atividade deverá ter continuidade através de um trabalho educativo.

“É muito importante que tenha uma sequência e que a sequência desse projeto, sirva para fazer aulas nas escolas, nas UBS’s. Já tem histórico de algumas hortas aonde eles fazem esse trabalho de inclusão social, muitas pessoas que tem problema de saúde, quando chega na horta para aguar, para colher, eles se sentem muito bem”, disse o gestor, para afirmar que a Secretaria de Educação tem apoiado o projeto.

Também participou da atividade, a Secretária Adjunta de Educação, Tammy Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário