quinta-feira, 28 de março de 2019

Meningite causa óbito de uma criança e um adulto no Ceará em 2019; 52 casos da doença notificados

(Foto: Fabiane de Paula)

meningite já fez duas vítimas fatais no Ceará, em 2019, de acordo com o “Boletim Epidemiológico Meningite” da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Um adulto (entre 40 e 49 anos) e uma criança (entre cinco e nove anos) faleceram por conta do doença. Além dos óbitos, foram notificados 52 casos da doença, no período de 10 a 16 de março. 

A Sesa alerta que “os principais sintomas de meningite são febre alta repentina, dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço e vômito. Também podem aparecer convulsões, sonolência, fotossensibilidade, falta de apetite e manchas ou rachaduras na pele. Bebês recém-nascidos podem apresentar ainda moleira elevada e inquietação”.

Em comparação com igual período do ano passado, o Ceará registrou uma queda de 47% nos casos de meningite. Em 2018, foram notificados 99 casos da doença — além de dez óbitos (qualificando uma redução de 80% das mortes em comparação com 2019).

A doença
A Sesa explica que “a meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro. Pode ser causada por fungo e vírus, geralmente em casos menos graves. Também pode ser transmitida por bactéria, que apresenta quadros mais graves e com maior risco de óbito ou sequelas, como convulsões, surdez, perda de memória, falência nos rins, AVC e outros danos cerebrais”.

“As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da Saúde Pública, pela magnitude de sua ocorrência, pelo potencial de produzir surtos e por sua letalidade. No Brasil, as meningites infecciosas, em especial a Doença Meningocócica (DM), apresentam comportamento endêmico”, complementa o boletim epidemiológico.

Prevenção
A vacinação é a melhor forma de prevenção. Se o indivíduo é vacinado se protege e ainda protege outras pessoas, pois não se torna portador da doença e não transmite”, afirma Robério Leite, infectologista pediátrico do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará.       Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário