quinta-feira, 28 de março de 2019

Moradores ilhados por lama de obra ateiam fogo em pneus e fecham CE-293, em Missão Velha


Aproximadamente 500 moradores de três comunidades rurais em Missão Velha fecharam a Rodovia CE-293 com barricada de pneus em chamas nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 28. O motivo seria a total inutilização do único acesso rural dos Sítio Olho D´Água de Fora, Duas Passagens e Pau D´Arco à sede do município, totalmente coberto pela lama escorrida da obra do Cinturão das Águas.

Há pelo menos três dias moradores estariam sofrendo com a impossibilidade de deslocamento. Segundo relata a agricultora Luciana Ladim, 50, os médicos não conseguem passar e o PSF comunitário está sem funcionamento. Os alunos das três comunidades estariam perdendo aulas pelo mesmo motivo. Agricultores não conseguem escoar mercadorias e carros atolam na lama.

A situação é precária. "A estrada nunca foi boa, mas agora está impossível de passar", Luciana reclama. "O único jeito tem sido arriscando nossas vidas passando logo de moto ao lado do canal".



Segundo informou a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, dois técnicos da Superintendência de Obras Hídricas foram enviadas ao local para verificação do ocorrido.

O vereador Eduardo Honorato esteve na manifestação e tentou mediar o conflito entre agentes da obra e comunidade. Em entrevista, relatou acordo firmado entre as partes para o reparo da estrada na garantia do direito e ir e vir.

"Estava insustentável, mas precisamos chegar a um acordo", disse. Próxima quarta-feira, 3 de abril, lideranças comunitárias e empresa voltam a sentar para avaliar avanços.   Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário