domingo, 28 de abril de 2019

Conheça a história da Avianca Brasil no Aeroporto de Juazeiro do Norte



Airbus A318 no pátio de aeronaves do Aeroporto de Juazeiro do Norte. (Foto: George Wilson)
A companhia aérea Avianca Brasil, como uma das quatro principais do país, se consolidou especialmente na região do Cariri como a companhia que mais esteve presente no Aeroporto de Juazeiro do Norte, logo após a falência da famosa Varig. Este ano a companhia completou seus 17 anos de operação, sendo que 15 deles foram entre seus milhares de pousos e decolagens no Orlando Bezerra.

Passando atualmente por um processo de recuperação judicial iniciado em 2018, a companhia atualmente está se encaminhando – talvez sem volta – para sua total extinção. Na quinta-feira (25), a Avianca fez a ultima operação em Juazeiro, marcando assim mais um ciclo no qual deixa apenas na lembrança dos caririenses seus momentos de grandes voos para o progresso da região do Cariri. Sendo esta a segunda vez que nos despedidos dela, talvez seja também a derradeira.

O Badalo reuniu nesta reportagem alguns fatos e registros das operações da companhia em nosso terminal. Com imagens e também relatos que reúnem os anos que marcaram a empresa, que tornou o Aeroporto de Juazeiro quase como seu “hub” de operações no interior do Nordeste. Mas antes, recomendamos ao leitor uma ambientação feita pelo youtuber e entusiasta da aviação Lito, sobre a história da OceanAir, confira:


Pousando pela primeira vez em Juazeiro do Norte em janeiro de 2004, a OceanAir Linhas Aéreas operou com os coloridos Embraer E120 Brasília, aeronaves turboélice bimotores, que operavam principalmente para Recife e Petrolina. Posteriormente, durante alguns meses operou com os recém chegados Fokker 50. A partir de 2007 se fundiu com a BRA Linhas Aéreas, tendo como principais rotas através de codeshare São Paulo (Guarulhos) e Brasília, operados com o Boeing 737-300 e os Fokker 100.


(Foto: Diogo Alencar)
Em 2008, aparece com o novo nome Avianca, já com identidade visual da companhia colombiana, sendo que nos anos seguintes começa a operar em Juazeiro com os modernos jatos A318 e A319. Em maio de 2008 o voo ONE6397realiza então o último trecho da companhia no Orlando Bezerra, sendo que retornaria a operar em outubro do mesmo ano, iniciando então os voos que perduraram até os dias atuais.


(Foto: Rodrigo Siebra)
Os voos ONE6376, 6377, 6378 e 6379, operados com o A318 – e raras vezes com o A319 ou A320 – ligavam Juazeiro a Fortaleza e a São Paulo respectivamente, realizando sempre conexões na capital cearense para aqueles que desejavam chegar ao sul do país. Anos depois a companhia criou voos únicos para os mesmos destinos, mantendo a mesma numeração e aumentando de quatro para oito operações diárias de pouso e decolagem.

Da mesma forma o Cariri mantinha uma ligação diária com a capital federal. Os voos ONE6125 e 6124 mantinham movimento nas tardes do terminal juazeirense, servindo passageiros que tinham como destino Brasília e conexões. Operados com o clássico Fokker 100 (MK28), os voos eram um marco que demonstravam o potencial da região para capilaridade de demanda que exigia cada vez mais ligação direta com destinos estratégicos. A rota também foi a primeira a ser descontinuada este ano.

Em agosto de 2017, após a inclusão na frota da companhia, o Aeroporto de Juazeiro presenciou o primeiro pouso do Airbus A320neo da Avianca. A aeronave, de matrícula PR-OBF, marcou a presença de um dos mais modernos equipamentos em operação na atualidade. No segundo semestre de 2018 a companhia, após acordo com a Gol Linhas Aéreas e a Infraero, iniciou as operações de seus respectivos modelos de maior performance (Airbus A320 e Boeing 737). Neste período, a Infraero entregou o pátio de aeronaves recém reformado e ampliado para quatro posições, possibilitando operações sem restrição.

Fatos Curiosos
No último voo da OceanAir em junho de 2007, na ocasião da fusão em codesharecom a BRA, e no último voo da companhia em maio de 2008, antes de voltar operando as rotas que operou até 2019, houveram duas coincidências. Os dois voos foram operados em um avião Fokker 100 sob comando do mesmo piloto, nas duas ocasiões.


Segundo registro da nova despedida, em maio de 2008.
(Foto: Rodrigo Siebra)
Um dos fatos que mais marcaram os caririenses, e consequentemente causou problemas à Avianca na época, foi quando em 23 de maio de 2015 ocorreu um stolde compressor em um dos motores de um A318 da companhia, no momento da decolagem. Esta teve que ser abortada imediatamente e o desembarque dos passageiros teve que ser feito ainda na pista.


(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Constatado problemas no motor, a aeronave, de matrícula PR-OND, passou cerca de 15 dias em solo, movimentando uma completa equipe de manutenção da companhia, que em três dias realizou a troca do motor do avião. Pensando nos curiosos e entusiastas, um dos integrantes da equipe fez um vídeo em timelapse, mostrando todo o trabalho de dias e noites para substituir o motor do A318.


Infelizmente, esta e várias outras aeronaves da companhia foram aposentadas ou devolvidas aos arrendadores, restando apenas sete equipamentos operantes na frota, que a partir desta segunda-feira (29), irão operar apenas em São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Brasília e Salvador.

Com muito saudosismo, a Avianca Brasil agora deixa saudades para àqueles que um dia se identificaram e puderam voar na companhia considerada a mais simpática e confortável de viajar no Brasil.       Por George Wilson – Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário