domingo, 28 de abril de 2019

As mudanças centenárias da capela do Socorro em Juazeiro do Norte


Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Foto: Acervo)
O leitor certamente conhece a linda capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um dos principais pontos turísticos de Juazeiro do Norte, no Ceará, e ponto importante da memória religiosa da história da cidade. O "Era assim" este domingo mostra o contraste de uma imagem feita na década de 40 com o design atual da igreja.

Ao lado do cemitério do Socorro, a capela abriga o túmulo do Padre Cícero Romão Batista, que participou da construção da estrutura mas nunca chegou a celebrar uma missa no local. O historiador e escritor Daniel Walker conta que foi preciso vários anos até que a igreja fosse acabada em 1908.

A capela foi construída para pagar uma promessa feita pela Sra. Hermínia Gouveia, em virtude da graça alcançada pela cura de uma doença (erisipela) da qual estava acometido o Padre Cícero. A construção do santuário foi polêmica pois na época o padre Cícero estava no famoso "pé de guerra" com o Vaticano após o milagre da hóstia com a beata Maria de Araújo.

Em 2008 comemorou-se o centenário da capela. De lá pra cá, já são mais de 110 anos de história e mudanças no visual do local. A Torre Monumental, por exemplo, foi uma homenagem aos 70 anos da morte de Cícero Romão, e é um dos elementos que destoam da imagem original da década de 40.

Hoje o relógio já não funciona, diz uma moradora do entorno da capela. Sem para-raios, os ponteiros rodam de modo desordenado quando atingidos por uma descarga elétrica.

Contraste da paisagem na capela após mais de 110 anos (Foto: Normando Sóracles)
Outro elemento destoante das duas imagens é a torre imponente de uma lápide. Na imagem em preto e branco é possível ver ao lado direito da igreja, já no cemitério, a estrutura que, de acordo com o historiador Roberto Junior, foi construída pela família sobreira. Após alguns anos o jazigo foi reformado e modernizado já sem a torre.

Pela imagem em preto em branco é possível perceber uma Juazeiro do Norte ainda muito pacata, tranquila. Na foto tirada neste sábado, dia 27, a tecnologia imprime uma cidade diferente, mais moderna e colorida, mudança também presente na renovação da paisagem turística.     Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário