segunda-feira, 29 de abril de 2019

Crato realiza II Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos e elege delegados para representação em nível estadual



A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), promoveu na última sexta-feira, 26, a II Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos. O evento, realizado no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), teve como tema “Os Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A conferência objetiva congregar representações para, além de avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor, entre outras coisas, medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa, como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer.

Na abertura do evento, foi composta a mesa representativa da seguinte forma: o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Zilcélio Alves; representando o prefeito Zé Ailton Brasil, a Técnica em Gestão, Ana Lúcia Gomes; representando a gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosineide da Silva; a Secretária Adjunta da Cultura, Cleia Feitosa; as representantes do Conselho do Idoso do Estado do Ceará, Benedita Carvalho e Mônica Albuquerque, e em representação aos idosos, a senhora Antônia Ferreira.

Iniciando a solenidade, Dona Teresa de Jesus, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Alta, recitou uma poesia com a temática do idoso na atualidade.

Para o secretário Zilcélio Alves, a Conferência traz a responsabilidade de se propor medidas para o fortalecimento da efetivação dos Direitos Fundamentais e das Políticas Públicas para o idoso. “A gestão do prefeito Zé Ailton se preocupa em promover ações que possam assegurar os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, garantindo um envelhecimento digno”, destaca.

“Trata-se de um momento maravilhoso, onde podemos discutir sobre melhorias para nossa vida”, disse Terezinha Bernardinho de Lima, de 73 anos, usuária do CRAS Solon Pinheiro Teles, localizado no bairro Gisélia Pinheiro (Batateira).

Após a palestra magna sobre os desafios do envelhecer na modernidade, proferida pela Conselheira Estadual Benedita Carvalho, foram administradas as orientações para os trabalhos em grupo, que foram apresentados no período da tarde.

Posteriormente, foram discutidos assuntos referentes aos eixos que nortearam a Conferência: Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas com as especificações: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Outros eixos abordaram: Educação assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos Direitos humanos da pessoa idosa e os conselhos de direitos dos pontos, seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso do Crato foi finalizada com a eleição dos seguintes delegados: da Sociedade Civil, Antônia Ferreira Lemos; Luiz Maria Vieira e Rosineide Rosa da Silva. Do Poder Público, foram eleitos: Ana Lúcia Gomes Silveira; Nádia Maria Freitas e Rayane de Almeida. Os delegados eleitos irão participar da 5º Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, que acontecerá em agosto desse ano, em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário