terça-feira, 30 de abril de 2019

Exposição “Benigna, um lírio no Sertão” segue até o dia 12 de maio no Cariri Garden Shopping


As pessoas que passarem pelo corredor central do Cariri Garden Shopping, localizado em Juazeiro do Norte, entre os dias 28 de abril e 12 maio, podem apreciar a Exposição “Benigna, um lírio no Sertão”, que conta com réplicas e peças da Serva de Deus, Benigna Cardoso, aquela que pode vir a ser a primeira Beata do Ceará. A expectativa da organização é que cerca de 15 mil pessoas visitem o espaço.

“O Projeto visa engrandecer a fama de Santidade da Heroína da Castidade (como também é conhecida Benigna) com um novo olhar, a partir do significativo crescimento das Romarias, além do despertar a reconhecermos, na jovem, um verdadeiro símbolo de luta contra o feminicídio”, explicou o curador da exposição, Ypsilon Félix.

Há cinco anos, dentro das comemorações alusivas ao centenário da diocese de Crato, esta exposição já havia sido realizada, no mesmo local, mas esta edição traz novidades para os visitantes como uma cópia da Positio (Posição sobre o martírio), documento recebido pela diocese de Crato, da Congregação da Causa dos Santos, aprovando o processo de beatificação de Benigna, uma escultura de 145cm feita pelo artista Francine Diniz, de Juazeiro do Norte, uma tela pintada por Sônia Teixeira, de Fortaleza, e a réplica da cacimba onde Benigna foi buscar água no dia em que foi assassinada. O terço, modelo de objeto de devoção de Benigna, também está disponível para apreciação.


Além disso, fotos das crescentes romarias realizadas em Santana do Cariri, feitas pelo olhar dos fotógrafos, filhos da terra, Paulo Henrique e Joedson Kelvin, podem ser vistas.

A exposição, que tem o apoio da Paróquia Sra. Sant’Ana e da Diocese de Crato , conta com estrutura expográfica de João Gonçalves e Paulo Fabiano.       Por: Jornalista Patrícia Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário