domingo, 28 de abril de 2019

Palestra sobre o Autismo será promovida nesta segunda-feira (29), em Crato


O mês de abril é lembrado pelo dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2. Com objetivo de ampliar a discussão, o Núcleo de Intervenção Comportamental (NIC) Cariri e a Catarse Consultoria e Treinamento realizam a palestra “O que é o Autismo e a ABA?”, nesta segunda-feira, dia 29 de abril, às 19 horas. O evento tem apoio da CDL Crato e acontecerá no seu auditório.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por alterações nas áreas de comunicação social, interesse restrito e comportamentos estereotipados. O diagnóstico é clínico e deve ocorrer até o terceiro ano de vida da criança. Apesar disso, é bastante complexo, devido a variação dos sintomas.

Muitas vezes essa descoberta é feita dentro de sala de aula. E, por essa razão, é fundamental que toda sociedade, não apenas os profissionais da área, tenham conhecimento sobre o Autismo. “Mesmo com a variação de sintomas, existem alguns que são cruciais para o diagnóstico: o modo de se relacionar ou não com as pessoas, dificuldade na comunicação e o comportamento estereotipado ou repetitivo, dentre outros”, disse a palestrante Natália Lobo, psicóloga com experiência em intervenção ABA com indivíduos diagnosticados com Autismo e em planejamento de atividades educacionais.

Desde os anos 80/90 a Análise Comportamental Aplicada (ABA) tem se consolidado como primordial para o tratamento de crianças com TEA. Pesquisas científicas revelaram os ganhos que a ABA possibilita para a linguagem e outras habilidades de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. O número de horas dedicados à terapia semanalmente e sua intensidade são importantes para o sucesso do tratamento.

Em resumo, a terapia ABA quebra habilidades e comportamentos em pequenas etapas, recompensando o sucesso em cada uma delas.

Venha conhecer mais sobre o assunto:
Palestra “O que é o Autismo e a ABA?”
Data: 29/04/2019, às 19 horas
Local: Auditório da CDL Crato – Rua Teopisto Abath, 481 – Largo da RFFSA Crato
Valor da inscrição: 2kg de alimentos não perecíveis

Os alimentos serão doados para as instituições atendidas pelo Projeto Saúde e Lazer na Praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário