quarta-feira, 29 de maio de 2019

Aniversário do Theatro José de Alencar conta com participação de Espedito Seleiro



Inaugurado em 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), completa 109 anos em 2019. Um dos raros exemplares de arquitetura nacional de teatro jardim, tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional em 1964, é uma referência artística e turística nacional, e desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Dentro das comemorações, haverá um momento com o mestre de cultura caririense Espedito Seleiro.

O saguão do teatro já recebe a partir deste sábado (1), as comemorações que marcam o aniversário do equipamento. Haverá na oportunidade um bate papo com o Mestre da Cultura Espedito Seleiro, às 16h. Natural de Arneiroz e com ateliê fincado no coração de Nova Olinda, ele foi considerado como Tesouro Vivo da Cultura em 2008, pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) por seu trabalho de artesão em couro, e em 2017 recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

(Foto: Francisco Salviano)
Theatro José de Alencar
Ao longo de seus 109 anos, milhares de espetáculos de diversas linguagens passaram pelo palco principal e por outros espaços cênicos do Theatro José de Alencar. O equipamento é reconhecido como um dos palcos mais importantes do país, tendo já recebido em sua história os principais grupos de teatro, dança, orquestras e artistas de renome local, nacional e internacional.

No dia de seu aniversário o equipamento conta com atividades durante todo o dia. Às 08h e às 13h, acontece o projeto “Visita Espetacular, uma Aventura no Theatro José de Alencar”, do Instituto Teatro Público em diversos espaços do TJA. O espetáculo infantil “O galinheiro de Bragança”, do Grupo Galhofo, sobe ao palco principal às 09h. Este projeto foi selecionado através da Chamada de Ocupação Artística 2019. Para conferir a programação completa, basta acessar a página do teatro.

Visitas guiadas
Durante o mês de junho, o Theatro José de Alencar realiza uma série de Visitas Guiadas Especiais Temáticas. Serão ao todo três visitas com os temas: “O jardim de Burle Marx”, com Fernanda Rocha, “O Theatro José de Alencar” com Izabel Gurgel e a “Visita Dançada” com Silvia Moura. As visitas acontecem nos dias 09, 16 e 23 de junho, respectivamente, sempre às 15h. A atividade é gratuita e limitada a 40 pessoas (por visita).      Por George Wilson - Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário