quarta-feira, 29 de maio de 2019

Memorial Padre Cícero recebe programação do III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais


A Fundação Memorial Padre Cícero recebe nesta quinta-feira, 30 de maio, a programação do III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais e do I Seminário de Negócios Criativos e Culturais - O Cariri como encantamento e território de bens culturais.

O evento acontece concomitantemente nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha e é uma atividade acadêmica e popular, construída no campo da inter institucionalidade, cujos realizadores e parceiros são representados por instituições que, em suas ações, identificam-se com preservação do patrimônio cultural do semiárido brasileiro.

Entre essas instituições estão a Universidade Regional do Cariri - URCA, a Escola de Saberes de Barbalha - ESBA, o Geopark-Araripe, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará - SECULT,  o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e o Centro Pró-memória de Barbalha Josafá Magalhães, que realizam o simpósio em parceria com outras instituições identificadas com a salvaguarda da cultura, como é o caso da Fundação Memorial Padre Cícero e a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte.

O evento, em Juazeiro do Norte, abrigará duas mesas. Na oportunidade, serão debatidas questões sobre o patrimônio imaterial de Juazeiro do Norte e, também, sobre lugares da memória no Município.

O evento será encerrado com uma terreirada brincante, com a participação de diversos grupos, mestres e brincantes da cultura popular.

Confira programação do III Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais, em Juazeiro do Norte:

14h - Mesa 10: O patrimônio imaterial de Juazeiro do Norte.
Felipe Caixeta (RJ) - UFRJ.
Sandra Nancy Ramos Freire (CE) - URCA.
Jucieldo Alexandre (CE) – UFCA
Mediadora: Cármen Lúcia Tomaz (CE) - Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte      

16h Mesa 11: Lugares da memória em Juazeiro Do Norte
Cristina Holanda (CE) - Diretora do Memorial Padre Cícero
Jaqueline Sampaio/D. Deise (CE) – Memorialista
Heitor Feitosa (CE) - Instituto Cultural do Cariri – ICC
Mediador: Marfra Rejanne Martins (CE) - CREDE 19
      
NOITE
20h Terreirada Brincante

Nenhum comentário:

Postar um comentário