quarta-feira, 29 de maio de 2019

Projeto de educação ambiental recolhe duas toneladas de resíduos em escolas públicas de Juazeiro


Cerca de 300 alunos de 14 escolas públicas de Juazeiro do Norte estão sendo beneficiados diretamente, além de cerca de outras 5 mil pessoas, de forma indireta, pelo projeto “Coleta Seletiva: Construindo um novo amanhã”. O A ação acontece através de uma parceria firmada entre Fundação de Educação e Cultura Soldadinho do Araripe (FECUSA) e a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte.

De acordo com a técnica da assessoria de programas e projetos educacionais da Secretaria de Educação de Juazeiro, Mônica Callou, de fevereiro até o início de maio deste ano foram registrados um pouco mais de 2 toneladas de resíduos sólidos, que foram devidamente separados e, em seguida, recolhidos pela associação de catadores de recicláveis de Juazeiro do Norte. “E isso tem um significado imensurável para todos os que fazem a educação do município”, lembra Monica.

Pela parceria são ministras oficinas, palestras e treinamentos junto aos professores e alunos destas 14 escolas, visando não só a realização da coleta seletiva, mas principalmente a formação de cidadãos conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente.

“Estamos aproveitando esse período de formação dos cidadãos do futuro, para agregar conhecimentos sobre a importância de cada um na conservação do nosso meio ambiente”, enfatiza o professor universitário aposentado Paulo Sergio, que é membro do corpo técnico da FECUSA, composto ainda pelas engenheiras ambientais Sheyla Monyke e Regiane de Oliveira.

O convênio entre a Fundação de Educação e Cultura Soldadinho do Araripe e a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte foi firmado em outubro de 2018, após seleção pública. Desde esse período até o mês de fevereiro foi apresentado todo o lado teórico do projeto, através de oficinas de capacitação e palestras. E somente a partir de fevereiro deste ano foi iniciado a parte prática, com as primeiras coletas seletivas de resíduos, que são destinadas para a Associação Engenho do Lixo, de Juazeiro do Norte.

“Estamos preparando cidadãos mais conscientes do seu papel, como multiplicadores de pequenas atitudes que
poderão salvar o planeta, através da preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, estamos ajudando na geração de renda junto aos profissionais da associação de catadores de resíduos local. Todos ganham. Inclusive o meio ambiente”, comemora o Dr. Guilherme Sampaio Saraiva, presidente da FECUSA.

Pela cronograma inicial o projeto tem duração de dez meses, mas seus ensinamentos ficarão para toda a vida dos futuros cidadãos juazeirenses. O projeto ainda conta com a importante participação da Tetra Park, na doação de materiais reciclados para a fabricação das estações de coleta.    Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário