terça-feira, 28 de maio de 2019

Promotor aponta responsáveis por tumulto e fala sobre o futuro do concurso em Juazeiro

Promotores do Ministério Público do Ceará, juntamente
com o coordenador do certame, informam aos candidatos
sobre a anulação das provas de cinco cargos.
(Foto: Lorena Tavares)

O representante da comissão do Ministério Público do Estado do Ceará, que fiscaliza a realização do concurso público de Juazeiro do Norte, promotor Silderlânio do Nascimento, apontou o CETREDE (Centro de Treinamento e Desenvolvimento) como principal responsável pelo tumulto gerado na aplicação das provas na Universidade Regional do Cariri (URCA), nesse domingo, 26. Para o promotor de justiça, faltou organização da entidade realizadora, o que acabou provocando tumulto e o cancelamento de provas do certame.

Em entrevista, o promotor revela que a segurança na URCA, ponto em que se registraram os maiores problemas, foi falha. Também faltou previsibilidade sobre a dimensão do processo, o que fez com que a situação chegasse ao ponto em que chegou.  Uma investigação foi aberta para identificar se houve mais alguma violação e possível fraude no certame.

O promotor destacou ainda que a população tem que ficar atenta para a realização do concurso, que ocorre por determinação judicial, provocada pelo MP. Ele explica que ainda há investigação para apurar se há necessidade de cancelar mais algum cargo que possa ter tido a lisura comprometida na manhã do primeiro dia de prova. Já as provas para cargos de nível médio, realizadas na tarde do mesmo domingo, transcorreram sem registro de ocorrências graves.

A pesar da situação registrada, o certame deve ter continuidade e o promotor revela que já há uma liminar determinando a contratação dos aprovados e em até 60 dias da nomeação, a demissão dos servidores contratados. Para ele, a situação mais grave é quando as gestões barganham através de contratação de servidores temporários que atuam, por vezes, em situação de extrema precariedade.    Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário