terça-feira, 28 de maio de 2019

Protesto em defesa da educação e contra a reforma da Previdência acontece nesta quinta-feira (30) em Barbalha


Manifestação em Barbalha. (Foto: Wesley Lima)
Os contingenciamentos feitos na educação e as novas regras para a aposentadoria propostas através da reforma da Previdência pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) movem, a partir desta terça-feira, 28, dez manifestações pelo estado, as “Marchas Regionais contra a Destruição da Previdência”.

No Cariri, o município de Barbalha é o escolhido para receber a manifestação, que acontece nesta quinta-feira, 30, no Parque da Cidade, às 8h. O ato é coordenado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) em parceria com os sindicatos da região, como o Sindurca (vinculado à Universidade Regional do Cariri), Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SindsmCrato) e unidades estudantis como a UNE, UBES e Frente Cariri Pela Democracia. Um ônibus sairá às 7h do Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, com direção ao manifesto em Barbalha.

A pauta acerca dos cortes na educação é a principal e já gera mobilizações desde o início do mês na Universidade Federal do Cariri (UFCA), que afirma só ter verba para mais dois meses de funcionamento. Já na pauta da reforma da presidência, os principais pontos questionados são o aumento da idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres para 65 e 62, respectivamente, além das demais alterações para mulheres, professores, trabalhadores rurais e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo Leandro Medeiros, estudante que participa do movimento, este é o segundo grande ato em defesa da educação, e que um possível terceiro ato está em aberto. Ele ainda lembra que o dia 14 de junho já foi definido como data de greve geral, convocada pelas centrais sindicais mesmo antes do anúncio dos contingenciamentos na educação.

Ainda nesta quinta, as cidades de Iguatu e Fortaleza também organizam manifestações. De acordo com Enedina Soares, presidente da Fetamce, o intuito é pressionar o Congresso Nacional para que vote contra a aprovação do texto. “A reforma irá destruir direitos, agudizar a desigualdade social, agravar a pobreza e a miséria, reduzir o rendimento dos mais pobres e impulsionador as mais perversas formas de exploração da classe trabalhadora”, diz Enedina.   Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário