sexta-feira, 31 de maio de 2019

Rádio Universitária da URCA já está em fase de testes


A rádio já se encontra em fase de testes, com
programação de 8h às 20h. (Foto: George Wilson)
Com o slogan “Aqui se houve o Cariri”, a Rádio Universitária URCA FM 94,3 já está mais próxima de seu pleno funcionamento. Isso porque desde o último dia 21 de maio foram ligados os sistemas para que ela começasse sua fase experimental, compondo sua programação e seu alcance a região do Cariri. O projeto, pleiteado desde 2011, agora chega a comunidade funcionado de 8h às 20h.

Com proposta de ser a rádio com a “maior programação musical do Cariri”, o equipamento é mantido através de recursos do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUNDETEC) e pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA).

A frente do projeto estão o diretor geral Emerson Monteiro, o diretor artístico Baden Powell, Jackson Bantim e o bolsista Kayran Freire. A equipe gere uma programação diária de músicas que compõem a programação da rádio nesta fase de testes.

“Nossa ideia é tornar esta rádio o diferencial de programação das demais rádios comerciais da região. Focaremos primeiramente em músicas do Cariri, do Ceará, do Nordeste e também no âmbito do Brasil e mundo. Nos próximos 90 dias a fase de testes irá identificar o alcance e estamos otimistas com esta conquista.”, afirma Emerson.


Funcionando no atual prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas da URCA – que deve ser movido ao novo campus recém reformado – a rádio hoje conta com um estúdio próprio, equipamentos de transmissão (uma torre no Alto da Penha), sala de gravação e aguarda licitação para compra de novos equipamentos para se adequar a demanda e oferecer todos os padrões necessários para seu pleno funcionamento.

“Ainda estamos funcionando com apenas 30% da potência total que suportam nossos transmissores, mas a tendência é nos adaptarmos e, com a chegada dos novos equipamentos, funcionarmos com força total e contarmos também com o link para stream online”, completa Baden.

Atraso
Em referência ao atraso de início das operações, que estavam previstas para 2015, o produtor Jackson Bantim que apoia o projeto da rádio desde seu início, explica que vários fatores, inclusive o do aval de liberação do antigo Ministério das Comunicações, resultaram na demora para que o fato acontecesse. Ele ressaltou ainda que fazem exatos 6 anos que os atuais equipamentos foram comprados e que alguns já perderam a garantia, mas que por sorte, pouco se perdeu durante o tempo.


“O projeto em si já se discute há cerca de 8 anos, e em meados de 2012 conseguimos obter aprovação na licitação para compra de todos os equipamentos necessários. O tempo passou e alguns destes ficaram guardados e até estruturas da torre de transmissão oxidaram. Mas graças a Deus ainda deu pra recuperar o que se tinha e agora é aguardar os novos equipamentos e tocar o equipamento que está em funcionamento”, ressalta Bantim.

Na gestão do professor Patrício Melo, a URCA conseguiu aprovação, no Senado Federal, do Projeto Decreto Legislativo nº 92, 2016, que trata sobre o ato de outorga que permite à instituição a execução de serviços de radiodifusão sonora na Rádio Universitária. Isto significa que há permissão de retransmissão de até 80% da programação da Rádio Agência do Senado.

“Até 30 de junho a rádio vai estar oficialmente no ar com a grade aprovada pelo Ministério, vai ser muito bonito. A ideia é comunicar as ações de ensino, pesquisa e extensão e debater temas relevantes na sociedade, em termos de problemática e soluções.”, afirma Patrício.

O reitor ressalta que haverá parcerias com todas as áreas e cursos da área de comunicação, como também com o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e com referências tanto a Rádio Universitária da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, e a Rádio Comunitária da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.         Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário