terça-feira, 28 de maio de 2019

Vereador Pedro Lobo articula reunião técnica sobre Rota da Fruticultura



O vereador Pedro Lobo (PT), contando com a parceria de organizações não governamentais, como o Instituo Flor do Piqui e governamentais, como a Universidade Federal do Cariri - UFCA, Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação - IFCE Campus Crato, Centro Tecnológico do Cariri - CENTEC, EMATERCE, SEBRAE, sindicatos rurais, Câmara Municipal do Crato, Prefeitura Municipal, entre outros organismos sociais, articulou uma reunião técnica sobre a Rota da Fruticultura.

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27, no plenário da Câmara Municipal, com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR.


O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura na região do Cariri, onde nossos frutos serão valorizados e produzidos com mais qualidade, dentro de uma linha tecnológica que possibilite a exportação para vários países, disse Pedro Lobo.

"O projeto oferecerá capacitação aos produtores e desenvolverá pesquisa com o intuito de apresentar um alto nível de sabor, através da academia e dos órgãos de formação tecnológica", afirmou Pedro Lobo.

Ele ainda  ressaltou que diversos setores ligados ao desenvolvimento regional estarão empenhados em contribuir para inserir de forma competitiva a produção de frutos no Cariri, como a seriguela, o pequi, a manga, entre outros, na rota da fruticultura do Brasil.


A técnica Simone Noronha – coordenadora do Projeto Rota da Fruticultura do Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que a ideia é fortalecer a cadeia produtiva na região do Cariri.

Ela disse ainda qual a  contribuição efetiva do MDR ao projeto, que na verdade deve fomentar e participar da qualificação e capacitação em parceria com a academia e com os órgãos técnicos.


O Diretor do Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Crato, Rufino Neto, também avaliou o projeto como mais uma via de qualificação do trabalhador rural e vetor de desenvolvimento regional.


No período da tarde foi realizada uma visita técnica no município de Barbalha.   Blog do Marcus Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário