quarta-feira, 26 de junho de 2019

NPJ URCA, Defensoria Pública e OAB discutem mutirão carcerário feminino



No último dia 18 de junho, a Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica da URCA, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a representação da OAB Seccional Crato estiveram reunidos nos preparativos para realização de Mutirão carcerário na recém-inaugurada Penitenciária Regional Feminina do Crato.

A unidade prisional, que antes abrigava a cadeia pública mista do município do Crato, foi convertida em Penitenciária Regional, e agora custodia, segundo informações da Defensoria Pública, 207 mulheres das comarcas do centro sul cearense e da Região do Cariri. A capacidade, ainda segundo a DP/CE, seria para 108 detentas: uma unidade superlotada já na sua inauguração.

Como ferramenta de minimização desta situação degradante, o mutirão pretende analisar a situação processual destas mulheres, verificando o estágio de cumprimento das penas e projeção de benefícios, como progressões de regime e concessões de liberdade. Uma medida emergencial, mas que pode trazer um pouco de dignidade a esta difícil realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário