quarta-feira, 26 de junho de 2019

Prefeitura do Crato assina contrato para fornecimento de produtos da agricultura familiar na merenda escolar



A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato assinou na segunda-feira (24), o contrato para o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os 64 agricultores que firmaram contrato serão responsáveis por fornecer seus produtos para a alimentação dos alunos das escolas da rede municipal de ensino do Crato.

De acordo com a gerente da célula de apoio a agricultura familiar e aquisição de alimentos, Jessika Tayane, foi aprovado o valor de R$ 600 mil reais para a venda dos produtos. Segundo ela, a iniciativa envolve as Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Agrário, que têm atuado em conjunto para a aquisição dos produtos com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir mais qualidade aos alimentos da merenda escolar.

Com foco na oferta de cada vez mais alimentos in natura e na promoção de hábitos alimentares saudáveis, a Secretaria de Educação está investindo na introdução de novos produtos no cardápio. “O que estamos fazendo hoje é reforçar o compromisso de oferecer uma alimentação de qualidade às nossas crianças, valorizando a cultura agrícola familiar e local”, afirmou a Secretária de Educação, Germana Brito, que participou da cerimônia ao lado da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O Governo Federal repassa a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em dez parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Também estavam presentes na ocasião, o titular e o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freire e Tiago Ribeiro, respectivamente; o vereador Pedro Lobo; a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Celiane David; e produtores da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário