quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeitura promove ação do Julho Amarelo na Praça Siqueira Campos

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promoveu nessa terça-feira, 30, na Praça Siqueira Campos, atividades da campanha Julho Amarelo no combate às hepatites virais.

De acordo com a Coordenadora do Centro Municipal de Infectologia, Patrícia Mendes, a ação é mais uma estratégia da campanha que tem como meta a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, executadas em todas as unidades de saúde do município. "Durante o mês de julho, as unidades de saúde estiveram intensificando a oferta de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C, a oferta de vacina contra hepatite B, e a distribuição de preservativos para evitar a transmissão da doença por meio da relação sexual, além do trabalho de educação em saúde com orientações sobre sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento", informa a coordenadora. 

O Secretário de Saúde, André Barreto, ressalta a importância da campanha, que vem chamando a atenção da população em todo o País. Ele fez um balanço positivo dos atendimentos com um aumento de 50% no setor de testes de hepatite B e C. “Estamos finalizando hoje a campanha, que durante todo o mês de julho realizou atendimento à população. Com um diagnóstico precoce, o paciente tem condições de iniciar o tratamento e alcançar a cura”, disse André.

Para a aposentada Edite Pereira, ação como essa serve como uma oportunidade de prevenção da doença. “É uma oportunidade de cuidar e tomar os procedimentos necessários. Como é uma doença silenciosa temos que cuidar antes que apareça”, explica. 

A programação na praça teve como público alvo pessoas que trabalham, frequentam e transitam no Centro da cidade, que puderam participar das ações de imunização.

TRANSMISSÃO

A hepatite é uma doença que se apresenta com a inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus dos tipos A, B, C, D e E, e levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.

Os tipos B e C têm transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de objetos perfurantes, como agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário