sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Ações contra o sarampo são intensificadas no Cariri

(Foto: Marcelo Camargo)

Diante dos vários casos de sarampo recentemente registrados no Brasil, o Ministério da Saúde recomendou, no último dia 20, a aplicação de uma dose extra da vacina tríplice viral em crianças de seis meses a menores de um ano de idade, como estratégia para reduzir os riscos de transmissão da doença para essa faixa etária. 

Em Juazeiro do Norte, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão participando, desde a última segunda-feira (26), de reuniões com a coordenação de imunização para tratar da atualização do calendário vacinal para todas as idades e das orientações sobre a intensificação da vacina contra o sarampo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os ACS são fundamentais para a disseminação dessas orientações nas comunidades onde atuam e por isso devem estar atualizados, auxiliando para que o maior número possível de crianças estejam imunizadas e protegidas contra diversas doenças, sobretudo o sarampo, que é altamente contagioso e grave.

Em Crato, a Secretaria de Saúde está disponibilizando em todos os postos de saúde do município, a vacinação contra o sarampo. De segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h, na zona urbana e de 8h às 14h, na zona rural.

“A única maneira de prevenir o Sarampo é através da vacinação. As doses funcionam por meio da tríplice viral, que é uma vacina de rotina e está disponível em todos os postos de saúde durante todo o ano. Procure um posto de saúde mais próximo de suas casas e não esqueçam de levar a caderneta de vacinação e cartão do SUS”, destaca a Assessora técnica da Imunização de Crato, Renata Brito.

Saiba mais:
Quem deve se vacinar contra o Sarampo?
Dose Zero: devido o aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o Sarampo?
Se você tem até 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Contraindicações:
Menores de 6 meses de idade.

Pacientes imunodeprimidos.

Gestantes.

Recomenda-se que a mulher espere 30 dias após a vacina para engravidar, devendo fazer uso de métodos contraceptivos neste período.

Pacientes que irão fazer uso de drogas imunossupressoras devem aguardar 30 dias após a vacinação para o início do tratamento. Já aqueles que estão fazendo uso de drogas imunossupressoras não podem receber a vacina e devem discutir com o seu médico o período indicado.

Indivíduos alérgicos a qualquer componente da vacina, inclusive o ovo, devem discutir o caso com o seu médico.                Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário