quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Definidas ações para a Romaria de Nossa Senhora das Dores

(Foto: Antonio Rodrigues)

Assim como acontece anualmente, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romaria, realiza os preparativos para as Romarias que acontecem no Município reunindo diretores e coordenadores dos principais setores que atuam diretamente nessas manifestações.

Em 2019, no entanto, de acordo com prévio planejamento, a Setur tem realizado reuniões setoriais com as Secretarias que fazem parte da Administração Municipal que estarão trabalhando na romaria de Nossa Senhora das Dores.

Nesta terça-feira, 27 de agosto, aconteceu na sede da Setur, reunião com membros da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Guarda Civil Metropolitana e Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) para traçar um planejamento de ações voltadas para os dias de romaria.

Ao todo, estarão envolvidos pelos 275 profissionais dessas secretarias, entre técnicos, fiscais e guardas municipais que atuaram de forma integrada, a partir de suas competências e sobre a coordenação da Setur no sentido de proporcionar segurança, combater a exploração do trabalho infantil e zelar pelos os ambientes comuns, praças e o entorno das principais concentrações de romeiros e vendedores ambulantes de forma organizada, garantindo a acessibilidade de pedestres e veículos como carros, ônibus e transportes coletivos, bem como limpeza pública e iluminação.

A coordenadora de Romarias da Setur, Leda Barros, lembrou que é importante que os setores envolvidos possam fazer o registro de suas ações durante as romarias e compartilhar as informações com a Setur. “O objetivo é que se possa gerar relatórios que sirvam como base para a elaboração de políticas públicas voltadas para a Romaria e a prospecção de recursos que possam ser investidos para melhorar o acolhimento dos romeiros em Juazeiro do Norte”, ressalta Leda Barros.

Tenda da Setur
A Secretaria de Turismo e Romaria está encarregada de coordenar as ações durante a Romaria, além de realizar o acolhimento dos romeiros, com orientações e informações sobre atendimentos médicos e pontos turísticos da cidade de região.

Para facilitar esse atendimento, a Setur estará com duas tendas instaladas. Uma na Matriz e a outra na Praça Beata Maria de Araújo, ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário