quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Juazeiro recebe certificado que o integra ao Mapa do Turismo Brasileiro

(Foto: Anderson Duarte)

O Município de Juazeiro do Norte foi certificado mais vez pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, desta vez para o período de 2019 a 2021. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido neste Mapa e que faz parte dos 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

De acordo com o MTur, entre as vantagens de se obter o documento estão a priorização de investimentos federais destinados ao turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional, promoção dos destinos e a inserção na categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”.

Juazeiro do Norte obteve classificação “B”. A classificação é utilizada como instrumento para o acompanhamento do desenvolvimento das atividades turísticas que agregam a geração de renda e contribuem para o desempenho da economia turística local.

Para o Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa, a certificação pelo MTur e a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, é a demonstração de que Juazeiro do Norte vem desenvolvendo um trabalho importante, promovendo ações, apoiando eventos e melhorando o acolhimento dos visitantes, sejam turistas ou romeiros.

Para serem certificados neste ano, os municípios que concorreram precisaram atender a diversos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo MTur, como a obrigação de participação em instâncias de governança, conselhos de turismo em âmbito municipal e regional, orçamento próprio destinado ao setor e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

ComTur e Condetur
Juazeiro do Norte é membro do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Cariri (Condetur), cujo presidente é o Secretário de Turismo e Romaria do Município, Junior Feitosa, e possui um Conselho Municipal de Turismo, empossado em 21 de março de 2019 que conta com 20 membros, entre titulares e suplentes, que fazem parte da Administração Municipal, de entidades como Senac, Sebrae, Abrasel, Agências de Turismo (Ageturc) e também representantes da rede hoteleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário