quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Município do Crato é inserido no Mapa do Turismo Brasileiro

(Foto: Thallys Moreira)

O município do Crato, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, conseguiu a certificação do Ministério do Turismo para inserir a cidade no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. 

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento de ordenamento que auxilia no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo, instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013, e suas atualizações, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma.

Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas, a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luís Carlos Saraiva, informou que, com a certificação, o município do Crato é reconhecido como uma cidade turística e isso implica diretamente na participação das políticas do Ministério do Turismo, como editais, entre outras ações. “O Crato tem várias potencialidades na área do turismo, como o turismo de eventos, aventura, pedagógico, religioso e o ecológico. A gestão vem desenvolvendo vários projetos e essas são ações que vão ao encontro a esse tão esperado desenvolvimento do turismo na região”, disse Luís.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo, estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O Prefeito Zé Ailton Brasil enfatizou que o Crato inserido no Mapa do Turismo Brasileiro é uma grande conquista. “Com essa importante certificação, podemos trabalhar o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, como a gestão já vem fazendo desde o início do governo”, disse o gestor.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário