domingo, 29 de setembro de 2019

Bairro Cidade Universitária está sem médico em ESF de Juazeiro


Os moradores do Bairro Cidade Universitária não dispõem de um posto de saúde instalado na própria comunidade e precisam se deslocar até o Bairro José Geraldo da Cruz para serem atendidos pela equipe de Estratégia de Saúde da Família 74. No entanto, há meses a unidade está sem médico. Diante desse impasse, a população é ainda mais prejudica por ser realocada para unidades de outros bairros ou direcionada para o Hospital Estephânia Rocha Lima. 

A dona de casa Rosilene Mendes conta que, há mais de três meses, a população do Bairro Cidade Universitária está sem médico. “Nesse prédio funciona a UBS 48 e o ESF 74. Tem médico para os moradores do 48, mas do 74 não tem. Quem não mora no José Geraldo da Cruz acaba prejudicado. É uma situação constrangedora porque a médica não tem condições de atender todo mundo. Aqui era pra ter dois ou três médicos e outros profissionais como dentistas e psicólogos”, relata Rosilene Mendes. 

Para conseguir atendimento médico, a dona de casa Adriana Mota afirma que teve que se dirigir a outro bairro. “Além da gente não ter um posto de saúde no nosso bairro e ser encaminhado para o José Geraldo da Cruz, a gente chega ao local e não tem médico. As atendentes informaram para eu ir até o Estephânia. Eu acho um descaso. A Saúde deveria ser prioridade, mas infelizmente está na UTI”, desabafa a dona de casa. 

Em nota, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informou que a ausência do médico na equipe de Estratégia Saúde da Família 74 será suprida, mediante a convocação dos aprovados no concurso público realizado pelo Município. Segundo a nota, até que isso aconteça, a comunidade dispõe de outras opções para ter acesso aos atendimentos médicos, como no Hospital Estephânia Rocha Lima ou em uma das sete Unidades Básicas de Saúde que estão com funcionamento noturno, localizadas nos bairros Limoeiro, Franciscanos, Salesianos, Triângulo, São José, Vila Nova e Pirajá. Nessas unidades, o atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h, e no Estephânia, de domingo a domingo, de 7h às 22h.                                 Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário