domingo, 29 de setembro de 2019

Crajubar tem três psicólogos para dar suporte a 18 mil alunos


Referência no Brasil, a rede estadual de Educação do Ceará possui somente 30 psicólogos educacionais, responsáveis por fornecer suporte psicológico aos 423 mil estudantes do Ensino Médio. É como se cada profissional fosse responsável por atender a 14,1 mil estudantes. No Cariri, as escolas públicas estaduais de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha possuem três psicólogos para assistir aos 18.216 alunos matriculados. O número perfaz um psicólogo para 6.072 estudantes. Ainda é preciso considerar que os profissionais também atendem colégios em outras 13 cidades caririenses. 

De acordo com a Secretaria de Educação do Ceará, os psicólogos foram contratados mediante concurso público, em 2017, e “dão suporte às equipes técnicas da escola, em diversas frentes pedagógicas que reforçam o desenvolvimento das Competências Socioemocionais, como autogestão, amabilidade, engajamento com o outro, resiliência emocional e abertura ao novo”. Desta forma, a atuação dos psicólogos se concentra em capacitar professores e gestores frente aos transtornos psíquicos no ambiente escolar. 

Uma das atividades que ilustram esta atuação é o projeto Professor Diretor de Turma. A iniciativa teve início em 2008, nas escolas estaduais de educação profissional e, 11 anos depois, está presente nas demais escolas com o objetivo de promover diálogos constantes com os alunos, familiares, direção das escolas e professores. “A estratégia do Projeto é manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma, acompanhando todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades, fazendo as intervenções necessárias à conclusão de seu projeto de vida”, informa a Secretaria de Educação, por meio da assessoria de comunicação. 

Projetos e alternativas 
Na avaliação de uma profissional consultada pelo Jornal do Cariri – cuja identidade prefere manter preservada – o Ceará se destaca em ter psicólogos disponíveis para a rede estadual de ensino. Conforme detalha, o Estado é um dos poucos a incluir os especialistas do tipo para fornecer suporte aos estudantes da rede estadual. A obrigatoriedade da presença de psicólogos e outros profissionais em escolas é discutida há quase duas décadas na Câmara dos Deputados. Um dos projetos de lei exige a existência de assistentes sociais nas escolas. A proposição foi aprovada e segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Escolas, por sua vez, desenvolvem ações para apoiar os estudantes, de modo a evitar transtornos psíquicos.                   Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário