sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Pelo menos três bairros de Juazeiro do Norte não recebem postais

No bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte, moradores
improvisam placas com nome das ruas. (Foto: Antonio Rodrigues)

Com aproximadamente 270 mil habitantes e mais de 96% do seu território urbanizado, Juazeiro do Norte ainda sofre com sua transformação urbana. Na terra do Padre Cícero ainda há muitas novas habitações sendo erguidas e, por isso, segundo a Gerência da Agência dos Correios local, há pelo menos três bairros que, mesmo parcialmente, não recebem entregas domiciliares de postais.

O serviço não contempla, por exemplo, o bairro Campo Alegre, localizado próximo ao limite do município com Barbalha, que até o Censo de 2010 do IBGE, contava com 2.401 habitantes e, agora, ultrapassa 6 mil. Lá, ainda há carência de alguns serviços públicos, como saneamento básico, pavimentação e iluminação pública. “Aqui nunca passou nem agente de saúde para fazer cadastro. Falam que aqui é área descoberta”, garante a dona de casa Antônia Bezerra Silva.

Vizinho ao Campo Alegre está o bairro Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi criado em 2012, a partir do desmembramento do bairro Brejo Seco, e também não recebe encomendas domiciliares pelos correios. Esta localidade fica próxima ao limite com o município de Missão Velha e, lá, há alguns loteamentos recém-construídos. O número de famílias que não são atendidas ainda é pequeno, em torno de 100.

Já o terceiro bairro afetado pela ausência do serviço dos correios é a Betolândia, mas apenas em parte dele: nos Conjuntos São Sebastião I e II, que foram construídos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e entregues em 2017. Ali, há aproximadamente 781 famílias não recebem suas correspondências.

A Gerência dos Correios em Juazeiro do Norte acredita que o problema pode ser sanado nos próximos anos. Contudo, explica que as ruas devem oferecer condições de segurança e acesso para os carteiros e dispor de placas identificadoras, instaladas pelos órgãos municipais, constatando rua e numeração ordenada. Ou seja, a responsabilidade deste problema deve ser compartilhada com os gestores municipais.  

Sem o serviço, à população tem que se dirigir até uma destas cinco unidades dos Correios no município para retirar sua entrega:

Centro
Endereço: Rua da Conceição, 354, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (88) 3587 3743;

Centro II
Endereço: Rua Delmiro Gouveia, 16, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
Telefone: (88) 3571-2853;

José Geraldo da Cruz
Endereço: Avenida Maria Ednir Bezerra Mendonça, 775,  aberto de segunda à sexta-feira, das 15h às 17h
Telefone: (88) 3587 3743;

Santa Tereza
Endereço: Avenida Padre Cícero, 2241, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (88) 3587-1261;

Socorro
 Endereço: Rua Clóvis Beviláqua, 494, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (88) 3511-4471.                       Fonte: Blog Diário Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário