segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Aeroporto de Juazeiro do Norte promove debate sobre o perigo do uso de drones


(Foto: Evilyn Guedes)
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, realizará na próxima quarta-feira (30/10) o Dia “S”, que vai divulgar e promover ações de Segurança Operacional junto à sociedade. O projeto tem como foco a promoção da segurança operacional e a conscientização da comunidade quanto aos perigos relacionados à operação de drones.

O evento contará com a participação de profissionais da região que utilizam drones, pilotos, comunidade aeroportuária, órgãos de Segurança Pública e representante do Cindacta III, que irá promover palestra e alertar sobre os possíveis impactos que o uso indiscriminado desse tipo de aparelho pode causar à segurança das operações aeroportuárias. Contará ainda com palestra de representante da Polícia Federal que abordará o tema responsabilidade civil, criminal e enquadramento previsto no Código Penal Brasileiro.

“O evento busca a promoção da segurança operacional através da conscientização e educação da comunidade sobre o uso correto da tecnologia de drones. Tendo em vista os impactos negativos que esses equipamentos têm causado recentemente às operações nos aeroportos, campanhas dessa natureza são fundamentais para reforçar a importância de cada um de nós para a prevenção de acidentes aeronáuticos.”, afirmou a gerente da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) de Juazeiro do Norte, Eliana Motta.

Regulamentação
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), antes de iniciar a operação de um drone no país, o responsável pelo equipamento precisa fazer o registro junto ao órgão. Já os equipamentos com peso máximo de decolagem menor que 250 gramas estão dispensados do registro.

Para operar drones é necessário também seguir as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de utilização do espaço aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
  
Evento: Dia “S” de Segurança Operacional
Data: 30/10
Horário: 08h
Local: Local: Auditório do SEST SENAT Unidade Crato.
Endereço: Av. Padre Cícero, 4400 - São José, Crato – CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário