quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Foto Kariri promove encontro de coletivos e fotógrafos na Colina do Horto

(Foto: Nivia Uchôa)

O Foto Kariri — primeiro festival de fotografia e artes visuais da região — realiza, na próxima sexta-feira, dia 1º de novembro, o “Saídas Fotográficas”, que promoverá o encontro de coletivos, fotógrafos profissionais e amadores, pela região do Cariri. A atividade de inauguração, aberta ao público, acontecerá na Colina do Horto, em frente à estátua do Padre Cícero, a partir das 8h. De lá, o grupo segue, em trilha, até o Santo Sepulcro.

A fotógrafa e cineasta Nivia Uchôa explica que a atividade tem como objetivo unir os diversos coletivos fotográficos locais e aproveita para integrá-los aos que não são da região, mas visitam Juazeiro do Norte por causa da romaria. “São coletivos de várias vertentes: moda, passeio, autoral. Vai ser bastante promissor no sentido de aglutinar todos eles”, completa.

Como o festival acontecerá em 2020, ainda sem data definida, o “Saídas Fotográficas” funciona como uma das atividades preparatórias para este grande encontro. Ao final, haverá um grande varal fotográfico itinerante para exibição do resultado.

A segunda edição acontece no dia 7 de dezembro, no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, onde serão registrados os fortes e pulsantes grupos de reisado da comunidade. O encontro volta a acontecer no dia 11 de janeiro, desta vez, com um passeio na Floresta Nacional do Araripe (FLONA), em Crato. Por último, no dia 2 de fevereiro, o “Saídas Fotográficas” volta à cidade fundada pelo Padre Cícero e participa da tradicional procissão das velas, na Romaria de Candeias.

O Festival
Com o tema “Olhares descentralizados”, o Foto Kariri transformará as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda, como polos de experimentação para fotógrafos e artistas visuais, profissionais e amadores, de todo o Brasil. Inicialmente previsto para acontecer neste mês de outubro, o evento foi adiado para o primeiro semestre do ano que vem. Até lá, já foram realizadas atividades preparatórias, como oficinas de fotografia para crianças e mesas redondas.

O evento, idealizado por fotógrafos da região, é voltado para o debate, formação, qualificação, inclusão e difusão de profissionais e trabalhos no meio da fotografia contemporânea e artes visuais, visando também abrir uma nova plataforma de pesquisas e produções artísticas, culturais, acadêmicas.

Agenda* do “Saídas Fotográficas”: 
1 de novembro: Romaria de Finados, no Horto e Santo Sepulcro, em Juazeiro do Norte
7 de dezembro: Reisados, no João Cabral, em Juazeiro do Norte
11 de janeiro: Floresta Nacional do Araripe, em Crato
2 de fevereiro: Romaria de Candeias, em Juazeiro do Norte
*programação sujeita a alteração e horários a confirmar    Blog Diário Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário